10 de outubro de 2019

Sinteal cobra e Seplag confirma pagamento das progressões

Informação importante para as/os companheiras/os funcionárias/os da educação estadual

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10), na sede da Seplag, o secretário especial de Gestão e Patrimônio, Sérgio Figueirêdo, e a chefe de Gabinete da pasta, Emanuelle Medeiros, garantiram: 1º) Proceder, da segunda quinzena de outubro até a primeira quinzena de dezembro, a publicação, no Diário Oficial do Estado (DOE), das portarias das progressões (mudança de letra), utilizando-se de uma “força-tarefa” para a agilização (mesmo que atrasada!) dos pagamentos nas folhas de novembro e dezembro/2019: com efeito retroativo; 2º) Fazer gestão junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que este órgão publique decreto com critérios claros em relação à avaliação de desempenho, para evitar prejuízos aos servidores a cada mudança de letra (que se dá a cada três anos).

Na oportunidade, o Sinteal cobrou a implantação das progressões por titularidade, que tem, por exemplo, processos engavetados na SEDUC desde 2015, e também respostas quanto ao reajuste salarial (tendo como mote a propaganda oficial do Governo Renan Filho, de “valorização” dos servidores públicos). Quanto ao primeiro assunto, a Seplag disse que vem garantindo a implantação – com o retroativo para o ano em exercício -, mas , em relação aos anos anteriores, afirmou que necessita de dotação orçamentária para proceder os pagamentos. No caso do reajuste, nenhuma resposta!

 

“A luta do Sinteal em defesa dos funcionários e funcionárias tem sido constante. Desde janeiro já alertávamos e lutávamos pela implantação da mudança de letra, e é definitivamente injusto que o pagamento, que deveria ter acontecido em abril passado, não tenha ocorrido, porque a gestão não priorizou esta demanda, prejudicando mais de quatro mil profissionais. Nossa mobilização continua e vamos cobrar o cumprimento integral do que foi acordado na mesa de negociação”, disse Renildes Ramos, secretária de Funcionários do Sinteal 

Participaram da reunião com os representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), além de Renildes, os diretores do Sinteal Patrícia David (Secretaria de Comunicação) e Edilton Dantas (Secretaria de Assuntos Jurídicos).