6 de novembro de 2019

Participação do Sinteal fortalece presença da luta pela educação na Bienal

Desde a última sexta-feira (1), o Sinteal está envolvido na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com um stand permanente, distribuição participações em seminários e promovendo mesas redondas, os trabalhadores da educação estão com espaço garantido neste grande evento cultural.

Funcionando desde o dia da abertura, o Stand do Sinteal está bem movimentado. Lá, estão à venda algumas obras literárias de professores e professoras da base de filiados, tem distribuição gratuita de material informativo sobre a luta da educação e adesivos da campanha em defesa da educação pública, além de algumas obras literárias importantes com assuntos relacionados à educação. Para quem é filiado ao Sinteal, as obras estão com 20% de desconto e podem ser pagas no dinheiro ou cartão de débito.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, destaca o trabalho de professoras e professores no mundo literário. “Temos muito orgulho da produção que nossa base tem apresentado. Nosso jornal conta a história de alguns colegas educadores que também são escritores, e é gratificante ter um espaço nosso para que possamos reunir essas obras”.

Sempre com a presença da direção do Sinteal, o Stand tem recebido visitas ilustres desde o início. Já passaram por lá estudantes de pedagogia, intelectuais do estado, lideranças políticas e, claro, trabalhadoras e trabalhadores da educação da rede pública de Alagoas.

A participação do sindicato conta ainda com a distribuição de uma edição do Jornal do Sinteal especial da Bienal. “Desde a edição de 2013 que nós percebemos a importância de produzir um material especial para a Bienal, um evento tão caro na defesa da cultura e da educação. Defender a leitura e dialogar com a sociedade nesse momento sempre nos traz ótimos resultados”, disse a presidenta Consuelo Correia.

Na programação de palestras, o Sinteal propôs temas relacionados à sua atuação que interessam a toda a sociedade. Como a mesa-redonda sobre a memória do movimento sindical, com os professores Milton Canuto e Jailton Lira. Também foi do Sinteal a iniciativa de trazer o Dr. Daniel Cara, coordenador da campanha nacional pelo direito à educação, para fazer o debate sobre a lei da mordaça em uma mesa com o Dr. Othoniel Pinheiro.

Preocupação com o meio ambiente

Esse ano, a Bienal deu uma atenção especial aos cuidados com o meio ambiente. Entre as orientações, foi proibida a circulação de sacolas plásticas. O Sinteal apoia essa iniciativa e produziu lindas sacolas de papel personalizadas.