4 de dezembro de 2019

Governo quer tirar dinheiro de servidores estaduais ativos e aposentados

Não bastasse o achatamento e as perdas nos salários que vem impondo aos servidores públicos nos últimos anos, o Governo de Alagoas agora quer reduzir o dinheiro que chega na mão do trabalhador. A proposta de reforma da previdência estadual enviada à Assembleia Legislativa (que finalmente o Sinteal teve acesso) prevê o aumento para 14% no desconto do salário de quem está na ativa. Os absurdos não param por aí, o projeto pretende taxar até os que já estão aposentados, que passaram a vida inteira contribuindo. A ideia é descontar 14% de todo o valor que ultrapassar o salário mínimo.

“Ele quer meter a mão no bolso de quem menos tem! Trabalhadoras e trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço público só recebem desvalorização. Esse ano foi 0% de reajuste, e os preços só aumentando. Como vamos sobreviver desse jeito?”, reagiu a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

O projeto foi enviado sem nenhum diálogo com a sociedade nem a classe trabalhadora. Apesar de serem os principais interessados no assunto, os servidores públicos estão recebendo um tratamento inaceitável pelo gestor. “Isso é totalmente irresponsável, autoritário e antidemocrático. Esperamos que os parlamentares façam diferente e abram o diálogo, realizem audiências públicas e realmente ouçam a sociedade, isso é obrigação deles”, disse Consuelo.

Contra a iniciativa, o Sinteal está se unindo aos outros sindicatos da rede estadual e será planejada uma grande mobilização para os próximos dias. A categoria deve ficar em alerta para uma convocação geral. “Faremos mobilizações até que o gestor recue dessa injustiça”, finalizou Consuelo.