12 de dezembro de 2019

SINTEAL participa de audiência pública sobre o Fundef em Messias

Na noite da última terça-feira (10/12), realizou-se importante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Messias, que teve como tema dos debates os precatórios do FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, e a participação de diretoras/es da Executiva estadual (através dos diretores Darcir Acioli, Cícera Ferreira e Edilton Dantas) e do Núcleo Regional do SINTEAL/Rio Largo (através dos dirigentes Rozilene Rodrigues, Alyne Vieira, Márcio Silva e Eraldo Souza) e da base da categoria das/os trabalhadoras/es da educação da rede pública municipal.

Em suas falas, as/os diretoras/es enriqueceram os debates fazendo uma explanação sobre a atual realidade da luta pró-Fundef, levantando alguns importantes questionamentos em relação ao assunto. 

Também participaram da audiência o advogado Rogério Lima, que representou o deputado JHC e a comissão estadual dos precatórios. Pela Câmara Municipal, o próprio presidente da Casa, vereador Gibson Buarque, e outros vereadores.

Em tempo: quanto ao documento pelo qual a Prefeitura de Messias ganhou a ação para desbloquear os 60%, sabe-se que pode caber recurso, e o SINTEAL já recorreu. Porém, sabemos que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não foi dada, e que, nessa situação, utilizar esse tipo de verba poderá incorrer em sanções futuras.

Mas a nossa luta continua!!