18 de dezembro de 2019

Sinteal Rio Largo recebe comenda na câmara municipal pelo serviço prestado à Educação

Na noite desta terça-feira (18), a presidenta Consuelo Correia esteve em Rio Largo representando a direção estadual do Sinteal em um ato solene de homenagem ao núcleo regional, a comenda Jarede Viana concedida pela Câmara de Vereadores de Rio Largo, reconhece a importância da atuação sindical para a população daquele município.

A comenda é uma iniciativa da vereadora Patrícia Pinto, filha de uma professora que ao ver sua mãe homenageada pelo Conselho Estadual de Educação percebeu a importância de valorizar a categoria dentro do município.

Desde o ano passado, a entrega da comenda reúne educadoras e educadores que tiveram uma atuação relevante, cada vereador indica dois nomes. Esse ano, o núcleo regional do Sinteal de Rio Largo foi indicado.

No momento da entrega, o cerimonialista fez um breve resgate da história do núcleo, criado em 1989 e com grandes conquistas, como a criação da coordenadoria regional (que atualmente é chamada de Gerencia Regional), e a implantação da gestão democrática nas escolas municipais.

A presidenta do núcleo regional, Rosiele Costa, destacou a importância de todos que ajudaram a construir essa história. “Preciso parabenizar aqueles que me antecederam. Pessoas como Doda e Eulina, que fizeram o maior enfrentamento e passaram por entraves maiores que hoje. Alicerçar o núcleo no município foi uma luta grande”.

Ela lembra que a atuação do núcleo está cada vez mais ampla. “Uma hora estamos no governo estadual, outra hora no governo municipal, outra hora aqui na câmara. Que inclusive está de parabéns por nos receber quando trazemos as pautas pra cá”.

Em seguida a presidenta Consuelo Correia, falou aos presentes. “Parabenizo a proponente da comenda. Com grande honra estamos participando e o trabalho reconhecido por esse municipio. Somos um sindicato que rompe cercas, barreiras. Também faço questão de parabenizar todos os homenageados, professores da rede pública. A mola mestra transformadora de uma sociedade passa pela educação”.

Consuelo ressaltou que a categoria merece mais. “Precisamos sim do reconhecimento e do prestígio social, mas não podemos esquecer da valorização desse profissional, porque nos discursos mais acalorados das campanhas a educação é a primeira bandeira empunhada, mas na prática, na efetividade, se a gente não travar a luta todos os anos, essa valorização não vem. Infelizmente.Precisa estar ecoando nossas vozes e levantando as bandeira”.

Na oportunidade, ela também falou sobre a realidade da profissão no Brasil atualmente. “O patrono da educação, reconhecido internacionalmente, foi vilipendiado pelo presidente da república. Não podemos deixar de repudiar a forma como está sendo execrada a figura do educador no nosso país”.