31 de janeiro de 2020

Sinteal realiza audiências públicas no Sertão sobre precatórios do FUNDEF

A luta em defesa dos precatórios para a educação continua intensa na agenda do Sinteal. Esta semana, o núcleo regional do Alto Sertão e a direção estadual do Sinteal organizaram uma série de audiências públicas com a categoria sobre o andamento dos processos em relação ao rateio dos recursos dos municípios, e a lei do FUNDEB.

Na manhã do dia 29, a audiência aconteceu no município Água Branca. No mesmo dia a tarde, a atividade aconteceu em Inhapi. No dia 30 foi a vez dos municípios de Pariconha e Olho D’Água do Casado, finalizando a semana.

Também foi apresentada pelo Sinteal a preocupação com o financiamento da educação atual e a defesa do FUNDEB permanente. “É fundamental para nós, termos esses espaços para esclarecer ao máximo a categoria de como estão esses processos. Estamos fazendo a luta politica e judicialmente em todos os municípios, e é do interesse dos trabalhadores. Outro assunto importante é a questão do Fundeb. Hoje a educação só tem recursos garantidos por conta da lei do FUNDEB, e essa lei tem previsão de acabar no final de 2020. Precisamos fazer a luta para que o fundo se torne permanente e a situação da educação pública não fique ainda pior”, disse o dirigente do Sinteal, Lucas Soares.

Além do Sinteal, participaram da audiência representantes da rota dos precatórios, grupo que tem acompanhado o tema. Com participação de trabalhadores da educação e parlamentares nos municípios, as audiências foram iniciativa do sindicato para esclarecer a categoria e fortalecer a necessidade de que os recursos permaneçam na educação.