20 de fevereiro de 2020

Sinteal participa de ato público em apoio à greve da Petrobrás

No início da manhã desta quinta-feira (20), dirigentes do Sinteal participaram de um ato nacional em defesa da Petrobrás e da soberania nacional. Em apoio à greve dos petroleiros, a mobilização organizada pelo Sindpetro AL/SE aconteceu em frente à subestação de Pilar, com a participação de várias organizações sindicais.

Em greve desde o dia 1º de fevereiro, a categoria luta contra o desmantelamento da empresa como projeto de privatização do governo de Bolsonaro. O dia de hoje está no calendário nacional para dar visibilidade ao movimento (que está sendo silenciado por grande parte da imprensa) e fortalecer a mobilização e o diálogo com a população.

Emanuel Miranda, dirigente do Sinteal, explica a necessidade de toda a classe trabalhadora participar desta luta. “A Petrobrás é uma das maiores estatais do país e a 5ª maior petrolífera do mundo. Os royalties adquiridos com o pré-sal, nos governos do PT, foram destinados à educação e à saúde, o que não está acontecendo desde o golpe de 2016. Além do mais, nenhum país rico do mundo abre mão de suas estatais estratégicas, como petróleo, água, energia elétrica e saneamento, como vem fazendo Bolsonaro”.

O protesto foi uma ação pontual que durou das 6h às 8h. Além do Sinteal, que foi representado pelos dirigentes André Lima, Josefa da Conceição e Emanuel Miranda, contou também com a participação de CUT, Sindprev, Urbanitários, Sintetfal, ANPG e outras entidades.