13 de março de 2020

Educação promete paralisar em Maribondo se prefeitura não apresentar proposta até o dia 17

Em assembleia realizada pelo Sinteal nesta quinta-feira (12), trabalhadoras/es da educação do município de Maribondo receberam informes e definiram encaminhamentos de luta para exigir respostas da gestão municipal sobre as reivindicações da categoria. 

Os dirigentes do núcleo regional do Sinteal de Palmeira dos índios relataram o que foi discutido com a secretária de educação e o presidente do Fuprema (fundo de pensão). E em seguida foram debatidas as pautas relativas a matrícula de alunos, rateio das sobras do Fundeb 2019, reforma da previdência, e retroativo dos/as aposentados/as (que já foi pago um mês, mas ainda falta uma parcela).

O presidente do Fuprema participou da reunião para apresentar dados do fundo. Segundo ele, no primeiro bimestre de 2019 teve sobra, e com esta fala fez o endosso de que é possível ter reajuste salarial mesmo sem o estudo técnico. 

Com essas informações, a categoria deliberou que vai dar ao município um prazo até o dia 17 para apresentar proposta. Caso não aconteça, haverá uma paralisação de advertência no dia 19.