13 de março de 2020

Sinteal no interior: Núcleos regionais promovem organização e luta nos municípios alagoanos

Na defesa dos direitos de das/os trabalhadoras/es e da educação pública, os núcleos regionais estão na luta permanente pelos municípios de Alagoas. Assembleias, protestos, greve e negociações com gestores estão marcadas na agenda de organização da categoria. Veja algumas ações da última semana:

Regional Palmeira dos Índios

Assembleia em Palmeira dos Índios

No dia 5 de março, o SINTEAL realizou assembleia geral no município de Palmeira dos Índios. Na pauta, as reivindicações da categoria para 2020. Entre os pontos colocados na reunião foi discutido o projeto de lei 004/2020 referente ao rateio do FUNDEF.

Reunião com a secretária de educação em Maribondo

Ainda no dia 5, dirigentes do núcleo de Palmeira estiveram reunidos com a secretaria de educação de Maribondo, levando a pauta dos servidores do município. A gestão não apresentou percentual de reajuste, alegando que estaria realizando estudo na folha pra analisar o impacto.

Nesta tarde de quinta o núcleo regional juntamente com representantes da executiva estiveram em reunião com a secretaria de educação do município de Marimbondo pra tratar da pauta de reivindicações dos servidores deste município, o município não apontou nenhum índice de reajuste para a categoria a secretaria alegou que estava em estudo da folha para analisar o impacto da folha. O presidente do fundo previdenciário próprio, FUPREMA, relatou as dificuldades do fundo para se manter em dia e que a data de efetuação de pagamento dos aposentados é todo dia 10 de cada mês.

Reunião com gestão municipal de Igaci

Em reunião realizada no município de Igaci, com as assessoras administrativas Guaira e Mônica Piancó, na manhã da sexta-feira (6), o Sinteal levou a pauta de reivindicações da categoria em 2020. Assim como em outros municípios, a justificativa de impacto da folha e foi utilizada para não apresentar proposta de reajuste.

Assembleia em Major Izidoro

A assembleia do Sinteal com os profissionais da educação do município de Major Izidoro para definir a pauta da campanha salarial foi realizada no dia 6 de março.

Assembleia em Quebrangulo

No município de Quebrangulo, a pauta foi além da campanha salarial. Realizada na manhã da última segunda-feira (9) pelo Sinteal, a assembleia com a categoria discutiu: data base, reforma da previdência e informe de retirada de 330 mil do fundo de previdência do município. Ficou encaminhado que caso o prefeito não receba uma comissão até a próxima semana, será realizado um dia de luta no 19 de março.

Assembleia em Estrela de Alagoas

Na tarde da segunda-feira (9), uma assembleia realizada pelo Sinteal na biblioteca municipal de Estrela de Alagoas levou informações sobre a resposta da procuradoria do município sobre a pauta da categoria. Segundo o ofício, as reivindicações não serão nem discutidas pelo município alegando uma incompatibilidade. A categoria deliberou em assembleia e decidiu que “quem aprova a compatibilidade da pauta é a categoria”. A pauta de reivindicações votada e aprovada foi a seguinte: substituição do item 6 que trata da reforma previdênciaria por repasse ao INSS (já que há descontos e não e feito o repasse desde junho de 2019), e prazo para os gestores apresentarem proposta até a próxima terça-feira (17), caso não aconteça a categoria faz uma parada de advertência no dia 20 de março.

Regional São Miguel dos Campos

Reunião com secretário em Boca da Mata

Reunião com a Secretaria da Educação para negociação da campanha salarial 2020. O encontro serviu para que o comando da educação entregasse alguns documentos solicitados pela categoria, além de iniciar a discussão sobre o percentual de reajuste para os trabalhadores/as da educação. A direção regional de São Miguel dos Campos encaminhou uma assembleia para a próxima semana, ainda com data a definir, para discutir com a categoria uma proposta.

Regional Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

O núcleo regional de Pão de Açúcar participou na manhã da última terça-feira (10) de uma manifestação com alunos e pais de alunos em frente à prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, devido a falta de compromisso do governo municipal juntamente com estadual. O prefeito do município assinou um contrato com o governo estadual e até o momento não foi cumprido este acordo continuando assim esses estudantes sem transporte escolar desde o ano passado. A direção do sindicato segue dialogando com a prefeitura, que pediu um prazo até a próxima semana para dar um posicionamento sobre a questão. Seguiremos acompanhando a situação e cobrando uma solução clara dos responsáveis.

Regional Arapiraca

Assembleia de greve em Arapiraca

Em greve desde a última sexta-feira (6), os trabalhadores/as da educação municipal de Arapiraca participaram na quarta-feira (11) de uma assembleia organizada pelo Sinteal. Na pauta, a greve e os seus desdobramentos. Inicialmente, a direção do sindicato repassou o resultado da reunião com a gestão municipal, ocorrida no dia anterior, sem avanços nas negociações. Foi encaminhada uma nova reunião, nesta quinta-feira (12), entre sindicato e gestores. Contas serão feitas a partir de dados e valores concretos já repassados às contas do município.

A assembleia decidiu pela manutenção do movimento grevista, tendo em vista que a avaliação foi de que as negociações só foram iniciadas devido a pressão da paralisação. A expectativa é que até a próxima terça-feira (17) a prefeitura de Arapiraca apresente uma proposta de reajuste.

Ao final, a plenária definiu uma proposta condizente com a reivindicação da categoria feita até o momento (repasse de 12,84%), pois todos os valores apontam para que isso seja feito com folga. O encaminhamento é de que na próxima sexta-feira (13) seja divulgada nova agenda do movimento grevista.