30 de abril de 2020

Coruripe: SINTEAL e categoria derrotam artimanha do prefeito de Coruripe para vetar reajuste salarial

Na manhã desta quarta-feira (29/04), o SINTEAL, representado pelo Núcleo Municipal de Coruripe e pelo Núcleo Regional/São Miguel dos Campos, mobilizou as/os trabalhadoras/es em educação da rede pública municipal e, mais uma vez, com garra e de maneira organização conseguiu derrotar a artimanha arquitetada pela Prefeitura e Secretaria de Educação objetivando a aprovação do veto ao Projeto de Lei Nº 02/2020, que instituiu o reajuste de 12,84% aos trabalhadores efetivos da rede pública municipal, enviado pelo próprio prefeito Joaquim Beltrão para a Câmara Municipal, e votado e aprovado pela maioria dos vereadores em 19 de março passado.

Seguindo o plano da artimanha, o prefeito Joaquim Beltrão convocou uma reunião, para a qual convidou, em segredo, gestores de escola, três  professores contratados, um professor do novo concurso e mais um professor de concurso antigo, estrategicamente deixando de fora as/os professoras/es efetivos da rede e, claro, o SINTEAL.

Outra grave questão, além dessa artimanha, é que, para colocá-la em funcionamento, a Prefeitura de Coruripe ousou descumprir os decretos de emergência do Governo do Estado (e também do próprio município!) de isolamento social contra o novo coronavírus (Covid-19), o que impediria, legalmente, este tipo de reunião, já que a aglomeração de pessoas traz enormes riscos de mortes às pessoas.

Ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo Municipal de Coruripe, através de sua presidenta, companheira Joelma Lessa, acionou  o Ministério Publico de Alagoas (MP/AL), que, de imediato, contactou a assessoria do prefeito Joaquim Beltrão, ordenando que a reunião fosse cancelada. Ainda assim, o prefeito ousadamente descumpriu a orientação do Ministério Público, e deu seguimento à reunião, tentando, ainda, “comover” os professores com supostas dificuldades financeiras do Executivo municipal, para que as/os trabalhadores concordassem em aceitar o conteúdo do vergonhoso Projeto de Lei  que tentar vetar o reajuste aprovado de 12,84% {PL 02/2020], já encaminhado pelo prefeito à Câmara Legislativa, para uma nova votação pelos vereadores.

Mas o prefeito Joaquim Beltrão e a Secretaria de Educação mais uma vez saíram derrotados pela luta das/os trabalhadoras/es efetivas/os da rede pública municipal de educação de Coruripe, e a reunião não cumpriu seu objetivo. A artimanha foi derrotada, tendo em vista que as/os professores não aceitaram acordo nenhum. Inclusive, o prefeito, derrotado, ficou furioso, quando  uma educadora cobrou a ele a presença do Sinteal.

Após a irregular e arriscada reunião em tempo de isolamento social e defesa da vida, as/os trabalhadoras/es reafirmaram a confiança na representatividade do SINTEAL, da direção municipal e do Núcleo Regional/São Miguel dos Campos, e prometeram manter a mobilização para EXIGIR, dos vereadores (que tiveram representantes na reunião de hoje), a manutenção do PL N° 02/2020, que concede o reajuste de 12,84% à categoria, e, consequentemente, a DERROTA do “veto da artimanha” contra a categoria.

A luta continua!