3 de abril de 2020

PT Maceió: NOTA DE SOLIDARIEDADE AO SINTEAL E MORADORES DO MUTANGE, BEBEDOURO E PINHEIRO

O Partido dos Trabalhadores em Maceió manifesta irrestrita solidariedade aos moradores e comerciantes dos bairros Mutange, Bebedouro e Pinheiro que tem sido vítimas de um processo autoritário por parte da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado e da empresa Braskem, pressionando-os para desocuparem seus imóveis em caráter de urgência, inclusive interditando a via principal de acesso ao Mutange e Bebedouro.

Em decorrência da exploração desenfreada e irresponsável de minérios por parte da Braskem em área urbana, os bairros mencionados tiveram danos irreparáveis em seu solo, colocando em risco as vidas e o patrimônio de milhares de trabalhadores.

A sede histórica do SINTEAL, construída a partir do antigo e secular casarão Vila Amália, palco de importantes lutas e conquistas iniciadas pela Associação dos Professores de Alagoas e retomadas pelo combativo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas, foi desocupada as pressas por exigência da Prefeitura de Maceió e da Braskem, deixando para trás uma referência física e simbólica do patrimônio e do legado da categoria dos Trabalhadores em Educação.

A tragédia provocada pela mineração em Maceió certamente deixará marcas irreparáveis não só nas vidas dos moradores atingidos, mais no cenário urbanístico de toda cidade, descortinando os rastros cruéis do capitalismo desumano.

As autoridades constituídas depositamos a expectativa de que a justiça seja proporcional as perdas afetivas, danos materiais e sentimentos de indignação e impunidade.

 

Maceió, 02 de Abril de 2020.
Diretório Municipal do PT em Maceió