26 de maio de 2020

SINTEAL denuncia na imprensa atraso no auxílio-merenda de 170 mil estudantes da rede pública estadual

Em entrevista dada à TV Mar News, a presidenta do SINTEAL, Consuelo Correia, voltou a cobrar ao Governo do Estado de Alagoas e à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) o pagamento do auxílio-merenda, prometido pelo Executivo estadual aos estudantes de baixa renda, desde a publicação do primeiro decreto de isolamento social, em 20 de março passado, e ainda não cumprido.

Segundo Consuelo, “infelizmente, a maioria desses estudantes têm a merenda como única refeição do dia, tendo em vista à gravíssima situação sócio-econômica vivida em suas famílias, com pais que ou perderam o emprego ou tiveram uma drástica redução de salário, devido à pandemia [Convid-19]. Essa situação de vulnerabilidade precisa ser enxergada pelo governo e pela Seduc”.

A presidenta do SINTEAL também criticou a burocracia produzida pela pela Seduc, ao exigir que os estudantes a serem beneficiados pelo auxílio-merenda “tenham que preencher um cadastro cheio de dificuldades, além do farto de a secretaria está também pressionando professores a apresentar listas de alunos que estão acompanhando as aulas on line, quando sabemos que a maioria desses estudantes (e suas famílias) são excluídos digitais, para que possam ter direito ao auxílio”.

Tendo o auxílio-merenda a capacidade de beneficiar cerca de 170 mil alunos de baixa e baixíssima renda, o SINTEAL já está concluindo, segundo sua presidenta, um documento que será urgentemente encaminhado ao Ministério Público Estadual, objetivando que o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) ajam o mais rápido possível para garantir o que foi prometido há mais de dois meses.

“O governador precisa garantir estes recursos, oriundos do Governo Federal através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que, apesar de serem pequenos, são de extrema importância e que faz a diferença para a vida e para a saúde de milhares de estudantes que precisam dessa alimentação no seu dia a dia. O SINTEAL vai cobrar o cumprimento da promessa do Governo do Estado”.