24 de junho de 2020

SINTEAL convida trabalhadores do magistério para acompanhar II Ciclo de Palestras Luso-Brasileiro e Colóquio de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O SINTEAL convida as/os trabalhadoras/es do magistério das redes estadual e municipais para acompanhar os debates programados pelo II CICLO DE PALESTRAS LUSO-BRASILEIRO: os múltiplos sentidos do EJA em tempos de In(re)sistência”, que vai ocorrer no período de 07 de julho a 10 de novembro de 2020 (ver card acima com a programação).

O II CICLO DE PALESTRAS LUSO-BRASILEIRO, que é uma realização do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Alfabetização (NEPEAL), será realizado de forma on line (com transmissão pelo Canal Multieja e Labium TV – https://www.even3.com.br) e tem por objetivo socializar os diálogos sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) na contemporaneidade, abordando temas como: permanência escolar; currículos; sujeitos (jovens, adultos, idosos, mulheres em privação de liberdade), processos identitários e de aprendizagens.

A primeira mesa-redonda já acontecerá no próximo dia 07 de julho, das 14h30 às 17hs, e debaterá o tema: “O permanecer da universidade e da escola em tempos de guerra e de pandemia: o que os séculos XIX e XX têm a ensinar?”, com mediação das profªs Marinaide Freitas (UFAL/CEDU) e Fátima Amorim (Doutoranda/IFAL) e  como palestrante o profº Gerson do Carmo (Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF/RJ).

Colóquio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em Maceió

Outra atividade que o SINTEAL informa, é o webinário “Colóquio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, organizada pela Coordenadoria Geral de Educação de Jovens Adultos e Idosos – CGEJAI- SEMED-MACEIÓ, em parceria com o Centro de Educação (CEDU/UFAL) e com o Programa de Formação continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD), da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, e com a participação do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos. O evento acontecerá na próxima 6ª feira (26 junho), das 19hs às 21hs, no canal da PROGRAD no YouTube.

Os mediadores serão o professor José Rubens (coordenador geral da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da SEMED/MACEIÓ e professor com Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos na UFAL) e a professora-doutora Abdizia Maria Alves Barros (CEDU/UFAL/FAEJA). Já os palestrantes serão os seguintes: Professora Andréa Paloma Lopes (Curso de Pedagogia da UFAL com Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos- Especialização – UFAL); Professora Maria Eulina dos Santos Pinheiro (com formação acadêmica em História – UFAL e pós-  graduação  em  Psicopedagogia, além de coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Selma Bandeira) e a professora Nezilda do Nascimento Pauferro (Mestre em Educação pela UFAL e professora dos Anos Iniciais (1° segmento) da EJAI da Escola Municipal Frei Damião).