6 de agosto de 2020

Sinteal celebra Dia Nacional do/a Funcionário/a da Educação e reforça luta por valorização

No dia 06 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Funcionário da Educação. Nesta data, o Sinteal reafirma seu compromisso com a luta pela valorização e reconhecimento da categoria.

Desde sua fundação, em 1988, o Sinteal unifica a categoria de trabalhadoras/es da educação, representando todos/as que trabalham na construção diária de uma educação pública de qualidade. Junto com a CNTE, tem feito o debate nacionalmente pelo reconhecimento de toda a categoria.

“Ao longo dos anos, foram garantidas importantes conquistas no Brasil e em Alagoas. Temos hoje a lei 12.014, que nos reconhece como profissionais da educação. Também conquistamos com a luta o Plano de Cargos de Carreiras do Estado e de vários municípios de Alagoas. Agora com a aprovação do Novo Fundeb, finalmente conseguimos unificar toda a categoria na legislação nacional, estaremos incluídos junto com os professores nos 70% dos recursos do FUNDEB destinados a nossa valorização”, ressaltou Renildes Ramos, secretária de funcionários da educação do Sinteal.

A secretaria de funcionários, que passou a existir na atual gestão do SINTEAL, é de fundamental importância e só reforça a luta dos funcionários de escola, muitas vezes discriminados em locais de trabalho. Junto com Renildes, a pasta conta com o secretário adjunto, André Lima.

“Sempre participei das lutas do Sinteal e aprendi a importância de enquanto categoria estarmos juntos para fortalecer nossas pautas. Neste período de pandemia fica ainda mais clara a importância de estarmos organizados através do sindicato para enfrentar os ataques aos nossos direitos, e a pressão de gestores”, relatou André.

A efetiva participação dos funcionários na luta do Sinteal sempre contou com bravos guerreiros e guerreiras. A dirigente Darcir Acioly é um exemplo dessa bravura, estando presente em todos os momentos de batalhas e de vitórias, no cenário estadual e nacional. Em nível nacional, mais precisamente, à frente do DEFE – Departamento  de Funcionários da Educação (por vários anos), e, atualmente, emprestando sua colaboração de luta como integrante  do Coletivo de Funcionários da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Uma militante de fibra e combatividade que nunca recuou diante das barreiras que sempre nos foram impostas pelos gestores municipais e estaduais.

Além da secretaria, o Sinteal também possui o Coletivo de Funcionários da educação, com representantes de núcleos de todas as regiões de Alagoas.

“Os núcleos regionais procuram a todo momento engajar esses bravos servidores e servidoras nas lutas, para desta forma fortalecer a categoria fazendo com que se sintam parte de todo o conjunto da educação, seja em âmbito municipal ou estadual. Funcionário de escola é também um educador, é alguém que contribui para a formação do aluno e merece todo nosso respeito”, completou o funcionário Fabrício Fernandes, membro da diretoria do núcleo regional de Delmiro Gouveia.