28 de setembro de 2020

Arapiraca recebeu, nesta 2ª feira (28), a segunda “Carreata de Luta em Defesa do FUNDEF”

A luta, hoje, foi travada no Agreste alagoano!

Cinco dias depois da primeira “Carreata de Luta em Defesa do FUNDEF”, realizada em Maceió (23/09), o SINTEAL realizou, nesta 2ª feira (28/09), a segunda carreata de luta, em Arapiraca, com a participação de trabalhadoras/es da educação mobilizadas/os pelo Núcleo Regional da entidade.

A carreata teve a participação de cerca de 40 carros, com o reforço na luta de companheiras/os das cidades de Lagoa da Canoa, Igaci, Limoeiro do Anadia, Palmeira dos Índios e Craíbas.

Roteiro e falas de luta

Traçado anteriormente, o “roteiro da luta” pela derrubada do veto imposto pelo presidente da República Jair Bolsonaro ao parágrafo único do art. 8º do PL 1.581 (atual Lei 14.057/2020) abrangeu a concentração no Parque Ceci Cunha (Ginásio Dom Pedro II), de onde a “Carreata”, tendo à frente um carro de som com as presenças das diretoras do Sinteal Consuelo Correia (presidenta) e Girlene Lázaro (secretária geral), e do presidente do Núcleo Regional/Arapiraca, Paulo Costa,  saiu para percorrer diversas ruas do Centro de Arapiraca, parando, num primeiro momento, em frente à sede da Prefeitura de Maceió (onde a prefeita em exercício, Fabiana Pessoa, foi alertada pelas lideranças do sindicato  de que “o Sinteal e os trabalhadores e trabalhadoras em educação estão atentos e mobilizados na luta em defesa do FUNDEF”).

Antes da parada final em frente à Câmara Municipal de Vereadores (para solicitar dos parlamentares a continuidade do apoio à luta da educação), a “Carreata de Luta em Defesa do FUNDEF” parou em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF) no município arapiraquense, onde foi forte o teor dos pronunciamentos das/os diretoras/es do SINTEAL, tendo em vista o MPF já haver instituindo liminares que garantiram e deram base a várias prefeituras alagoanas para aplicar de forma indevida os recursos do fundo.

Próximas “Carreatas de Luta”

Anotem aí as próximas “Carreatas de Luta em Defesa do FUNDEF”, nesta semana!

CARREATA DO ALTO SERTÃO

Dia 1º/10 (próxima 5ª feira), com concentração, às 08h30, em frente à Rodoviária Municipal de Delmiro Gouveia.

CARREATA EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (e região)

Dia 02/10 (próxima 6ª feira), com concentração, às 09h, em frente ao Estádio Ferreirão.

A luta continua!