15 de setembro de 2020

Sem proteção contra a covid-19, Sinteal é contra retorno de atividades presenciais em Boca da Mata

A Prefeitura de Boca da Mata, localizada cerca de 80km de Maceió, convocou no início deste mês os servidores da educação para o retorno das atividades presenciais nas escolas, mas sem a devida proteção contra o contágio por covid-19. Por conta disso, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) em Boca da Mata já se posicionou contra este retorno e segue em cobrança às medidas de segurança.

“Visitamos as escolas e nos deparamos com um ambiente totalmente despreparado para recebê-los, onde detectamos que na maioria das escolas estavam disponibilizando apenas álcool em gel”, relata Jaidê Quintela, presidenta do Sinteal em Boca da Mata. “Diante essa lamentável realidade e falta de cuidado com as servidoras/es, enviamos alguns ofícios reivindicando, mais um vez, o levantamento do grupo de risco, testagem, máscaras, protetores faciais, medidores de temperatura entre outros equipamentos, assim como a revisão de uma ficha de autodeclaração de saúde disponível nas escolas, à qual detectamos que deixa de fora vários servidores considerados pelas instituições de saúde como grupo de risco”, completa.

Ainda de acordo com Jaidê  Quintela, o secretário de educação do Município, Gilmar Rocha, afirmou que os equipamentos cobrados só chegariam quando as aulas presenciais já estivessem sendo realizadas.

“Somos totalmente contra, levando em conta que Boca da Mata, até dias atrás, ocupava o segundo lugar em contaminação pela covid-19 por número de habitantes no estado de Alagoas, inclusive com mortes registradas nos últimos dias”, pontua. “Temos nos colocado contra o retorno das atividades presenciais porque há a possibilidade de elas serem realizadas online e de maneira remota, pois a maior preocupação é a saúde e a vida das pessoas”, completa Jaidê  Quintela.

A presidenta do Sinteal em Boca da Mata ressalta que já alertou à população sobre os riscos do retorno das atividades presenciais nas rádios, nas redes sociais e em duas assembleias virtuais já realizadas.

“Apesar de os números de casos e mortes por covid-19 estarem em queda, a pandemia ainda está aí, e com força. As escolas são ambientes diferenciados e, na maioria delas, não há janelas. As unidades não estão preparadas para receber os alunos, mesmo mantendo o distanciamento e num período de quatro horas diárias. Especialmente na educação infantil, com crianças entre 4 e 5 anos de idade”, argumenta Jaidê  Quintela.

O calendário de organização da Secretaria de Educação de Boca Mata aponta que o funcionalismo terá de realizar atividades presenciais mesmo sem que os estudantes estejam frequentando as escolas. Até mesmo os professores – mesmo ministrando aulas virtuais – terão de estar nas unidades escolares por quatro horas diárias.

“O secretário Gilmar Rocha se recusa a adotar o modelo de um plantão semanal para entrega de tarefas xerocadas e demais servidores que a maioria dos municípios adotaram durante a Pandemia. É lamentável esse tipo de postura do secretário de educação Gilmar Rocha e do prefeito Gustavo Feijó que segue sem atender às reivindicações dos trabalhadores em educação”, reclama a dirigente do Sinteal.

Uma assembleia virtual da categoria em Boca da Mata será realizada após reunião com os gestores municipais.