11 de setembro de 2020

Sinteal se solidariza com luta dos trabalhadores dos Correios

Em greve há quase um mês, os trabalhadores dos Correios seguem em luta para garantir seus direitos e evitar corte de 40% nos salários da categoria. Em solidariedade à luta destes trabalhadores, a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, ao lado de outras/os dirigentes, participaram de um ato, realizado na manhã desta sexta-feira (11) na Rua do Sol, Centro de Maceió, para prestar apoio ao movimento grevista.

A solidariedade de classe é característica permanente do Sinteal e neste caso não seria diferente.

“Quero parabenizar os companheiros dos Correios, em luta no Brasil inteiro. O governo federal quer desmontar o serviço público no país e essa empresa é muito importante para a sociedade brasileira. Querem desmontá-la e dizem que esta empresa é ineficiente, mas só quem usa seus serviços sabe de sua importância”, afirma. “Cada um e cada uma que está na linha de frente da empresa, garantindo a entrega das encomendas, está exposto à morte. Foram mais de 100 companheiros e companheiras mortos pela covid-19, por falta de EPI’s”, completa Consuelo Correia ao ressaltar a tentativa da retirada de direitos como o auxílio alimentação.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect/AL), a empresa retirou o acordo coletivo que beneficiava os trabalhadores e que teria validade até 2021. Vale destacar que os trabalhadores dos Correios não pararam de trabalhar durante a pandemia de covid-19.

Ainda de acordo com o Sintect, o lucro da empresa nos primeiros seis meses deste ano foi de R$ 614 milhões, mas a postura de sua direção pode gerar uma perda de 40% dos salários dos trabalhadores.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou audiência sobre a reivindicação dos trabalhadores para às 15h desta sexta.