6 de outubro de 2020

SINTEAL realiza CARREATA EM DEFESA DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF” em Palmeira dos Índios e obtém apoio da população

O SINTEAL realizou na manhã desta terça-feira (06/10), na cidade de Palmeira dos Índios, mais uma “CARREATA EM DEFESA DO PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF” e pela continuidade da luta em prol da derrubada do veto imposto pelo presidente Jair Bolsonaro ao parágrafo único do artigo 8º do Projeto de Lei (PL) 1.581/20, que prevê a destinação de 60% dos precatórios para pagamento aos professores ativos, inativos e pensionistas, na forma de abono, sem incorporação salarial.

A Carreata

Concentrada na entrada da cidade, a “Carreata do FUNDEF” saiu por volta das 10 horas, do Posto Imperial das Palmeiras, com carros adesivados e carregando bandeiras do SINTEAL, reforçada com a participação de diretoras/es do Núcleo Regional de Palmeira dos Índios e de trabalhadoras/es dos municípios de Belém, Maribondo, Igaci, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e Major Izidoro.

Antes e depois de realizar duas paradas estratégicas em frente às sedes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, a carreata percorreu as principais ruas de Palmeira dos Índios para explicar qual o objetivo de luta do SINTEAL e das/os trabalhadoras/es. “Sentimos, hoje, que a nossa mobilização, a nossa carreata chamou a atenção da população, e a resposta que vimos foi de apoio à nossa luta, para que aquilo que recuperamos na Justiça, ou seja, os recursos dos precatórios, sejam devidamente pagos pelas prefeituras, inclusive com acordos feitos com os gestores. E é preciso lembrar aos prefeitos que o dinheiro dos precatórios é dinheiro que vai aquecer a economia local”, disse a secretária-geral do SINTEAL Girlene Lázaro.

Na parada em frente à sede da Prefeitura, o presidente do Núcleo Regional SINTEAL/Palmeira, Izael Gomes, reivindicou o “direito dos trabalhadores e trabalhadoras em receber os precatórios do Fundef”, e lembrou que “o próprio prefeito [Júlio Cézar da Silva] já acordou com o sindicato em fazer o repasse dos recursos dos precatórios como manda a lei. É isso que ele tem de cumprir”.

Em frente à Câmara dos Vereadores de Palmeira dos Índios, a cobrança foi também direta, externada pela vice-presidenta do Núcleo Regional, Helenice Lopes, cobrando que “todos os vereadores e vereadoras, quer estejam candidatos ou não, precisam conversar e cobrar dos deputados federais e senadores de seus partidos, e mesmo dos outros partidos, para que votem e derrubem o veto do presidente Jair Bolsonaro, na Câmara e no Senado Federal, pois este veto é injusto”.

Após a parada para o protesto na Câmara de Vereadores, a “Carreata do Fundef” seguiu por mais algumas ruas e encerrou onde começou, na entrada da cidade, com o sentimento do dever cumprido, mas não de luta encerrada, como lembrou a secretária geral do SINTEAL, Girlene Lázaro. “Aproveitamos este período eleitoral para lembrar que ‘com veto não terá voto’. Quem apoiar o veto deste inimigo da Educação e dos trabalhadores e trabalhadoras da educação chamado Jair Bolsonaro não terá o voto desta categoria. O que cobramos é respeito, reconhecimento e valorização pelo que já fazíamos no dia a dia das escolas, e, com a pandemia, continuamos a fazer, com mais sacrifício e abnegação, a partir de nossas casas. A nossa luta, portanto, vai até o último dia antes da votação da lei no Congresso Nacional!”, disse ela.