8 de janeiro de 2021

Aposentados da educação ainda não receberam salário de dezembro nem 13º em Maribondo

Foto meramente ilustrativa, de atividade realizada em Maribondo em 2019. (Arquivo/Sinteal)

Trabalhadoras/es da educação aposentadas/os da rede municipal de Maribondo estão sofrendo com o não pagamento do salário de dezembro e do 13º de 2020. A direção do núcleo regional do Sinteal em Palmeira dos Índios vem tentando o diálogo com a gestão, cobrando soluções urgentes e imediatas, sem respostas positivas da gestão.

“A irresponsabilidade de uma gestão que deixa aposentados passando necessidade é enorme. Uma pessoa que passou a vida contribuindo para a educação não deveria ser tratada dessa forma”, criticou o presidente do núcleo, Izael Ribeiro.

De acordo com Izael o problema tem se repetido. No município de Maribondo, entra gestão, sai gestão e o descaso e o caos continua com seus servidores e aposentados. “Todos os anos os profissionais aposentados da educação tem o mesmo filme para ver: O não pagamento do 13° e o mês de Dezembro, já teve ano de ser dividido o 13° em 12 parcelas”.

No final da última gestão, o prefeito em exercício, conhecido como “Serginho”, não pagou o 13° e nem o mês de Dezembro 2020, mas fez uma solicitação à Câmara Vereadores de um acréscimo de 25% para poder cumprir com o pagamento das folhas. “A realidade é que até a presente data, ,8 de janeiro, as pessoas continuam sem receber, passando por sérias dificuldades de sobrevivência”, atualizou o presidente do Sinteal.

Com a troca de prefeito, mais justificativas. “A atual gestão diz que o ex-prefeito não deixou nenhum centavo em contas do município e nem tampouco nas pastas da educação e previdência (FUNPREMA). Em nota divulgada, a prefeitura se compromete a buscar recursos para que o mais breve possível possa saldar as folhas. Mas precisamos de um esforço maior, o problema é urgente. Queremos uma data, uma solução real e imediata”.