8 de janeiro de 2021

Rateio para todos! Sinteal cobra e governo finalmente garante rateio para funcionários

A luta em defesa do reconhecimento de toda a categoria da educação vive mais um momento histórico em Alagoas. Na manhã desta sexta-feira (8), o Governador Renan Filho anunciou através de sua página em uma mídia social que esse ano, pela primeira vez, haverá rateio das sobras da folha dos 40% do FUNDEB. Isso significa que as funcionárias e funcionários da educação da rede estadual que estão na ativa receberão rateio.

O Sinteal tem defendido a bandeira do reconhecimento para toda a categoria há anos. “A educação não se faz apenas com professores, somos todos educadores. Temos argumentado e batido nessa tecla, mas ainda há muita diferença de tratamento por parte dos gestores. Esse é um passo importante no merecido reconhecimento”, explicou a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

Após o anúncio do rateio para os professores feito pelo próprio governador no dia 23 de dezembro de 2020, o Sinteal se mobilizou também de forma virtual para reforçar a importância de garantir o rateio a toda a categoria. Consuelo gravou um vídeo exigindo o rateio para todos, e chamou a atenção do Secretário de Estado da Educação, que dialogou diretamente no perfil do Sinteal no Instagram.

“Ficamos muito felizes de saber que o atual secretário está aberto a dialogar com a categoria e ouvir o sindicato. Ele acreditava que não era possível, mas ao responder a nossa publicação abriu espaço para construirmos juntos, apresentamos os argumentos e estamos constatando agora que os gestores estavam dispostos, buscaram os caminhos e garantiram o rateio. Vitória para toda a educação”.

Confira a postagem no instagram do Sinteal clicando aqui

Esse ano, a luta garantiu também que não seja feito o desconto previdenciário no pagamento do rateio. Nos anos anteriores, o Sinteal precisou entrar na justiça para impedir o desconto, comprovadamente descabido. A intervenção do Sinteal junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado finalmente se antecipou ao rateio, e o pagamento vai acontecer.

Valorização permanente, já!

Trabalhadores/as da educação da rede estadual de Alagoas tem sofrido com o achatamento de salários e uma crescente desvalorização. O Sinteal tem cobrado uma política de reajuste salarial condizente com os recursos da educação.

“O ideal era esse dinheiro ser aplicado ao longo do ano, em salários mais justos atualizados como merecemos. O rateio no final do ano se faz obrigatório porque o dinheiro é nosso, por lei, e se ele não implanta no salário acaba tendo que pagar. Mas não é gratificação, não é prêmio do gestor. É o nosso dinheiro, que deveria ser pago ao longo do ano”.

No mesmo vídeo que cobrou o rateio para todos, Consuelo também cobrou que a implantação do reajuste do piso anunciado pelo governador contemplasse toda a categoria. “Somos cerca de 20 mil pessoas, e o que ficamos sabendo é que 2700 tiveram direito ao reajuste. Profissionais de nível superior são a maioria esmagadora da categoria e ficaram de fora, não é justo”.

Para esta questão, o Sinteal ainda aguarda resposta do Governo de Alagoas.