22 de fevereiro de 2021

Audiência com SEMED discute pauta de reivindicações do Sinteal para Educação de Maceió

A pauta de reivindicações enviada pelo Sinteal à secretaria de educação de Maceió foi discutida na manhã desta segunda-feira (22), ponto a ponto, em audiência realizada com dirigentes do sindicato e o secretário Elder Maia.

Foram inúmeros pontos tratados, desde o reajuste salarial da categoria até a preocupação com a possibilidade de aulas presenciais antes da vacina. Todos serão encaminhados junto com a categoria durante assembleia virtual marcada para a tarde de amanhã (23), que está inscrições abertas para profissionais da rede municipal de educação neste link: https://forms.gle/2aquEC1j5vTHEVFa7

De acordo com a vice-presidenta Célia Capistrano, há notícias boas, e algumas não tão boas. “Em alguns pontos vemos a sinalização de soluções para problemas antigos, em outros recebemos um banho de agua fria. Será fundamental o diálogo na assembleia, para traçarmos as estratégias sobre isso”.

A preocupação com a volta às aulas foi uma das que trouxe calma. “Ele garantiu que está em contato permanente com o observatório da pandemia da UFAL, e que não vai cogitar volta presencial enquanto a situação apresentar riscos. Além disso, explicou que há uma articulação para garantir o acesso à internet e equipamentos para que estudantes e trabalhadores possam verdadeiramente dar andamento ao ano letivo, que volta no dia 15 de março, e nessa transição serão adotadas medidas provisórias, com material impresso”.

Sobre as escolas atingidas pelo problema com a mineração, o gestor informou que todas serão realocadas. A complementação dos funcionários (muitos ainda recebem menos que o salário mínimo) foi outro compromisso assumido. A previsão dada para apresentar a solução ficou para o mês de abril.

A contribuição do IPREV por parte da prefeitura vai voltar a ser paga, segundo Elder. A nomeação dos concursados da reserva técnica também está sendo buscada por ele. A proposta é prorrogar a validade do concurso, fazer levantamento total da carência e encontro de dados com o que foi apresentado pelos próprios membros da reserva técnica, e por fim estimar o custo e tentar viabilizar a nomeação.

O cumprimento do Plano Municipal de Educação que não está sendo cumprido desde 2018 segue sem avanços. Foi garantido que vai ser criada uma comissão para monitorar os anos anteriores e os próximos. O secretário informou que estará presente na comissão. Nos pontos formação continuada e gestão democrática ele concordou que são inegociáveis. A formação está sendo planejada e a GD deve ser construída junto com o sindicato.

Reajuste salarial, precatórios, gratificação dos coordenadores pedagógicos e progressões por mérito e titulação atrasadas foram os outros pontos de pauta debatidos na pauta. As respostas detalhadas serão levadas para a assembleia, para a categoria decidir junto qual o encaminhamento sobre cada uma delas.