22 de fevereiro de 2021

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

O SINTEAL, ao lado de outras entidades da luta democrática e em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as (da cidade e do campo), vem a público DENUNCIAR e REPUDIAR as desumanas formas de pressão cometidas pela Prefeitura do Município de Atalaia contra as/os trabalhadoras/es camponeses/as do Acampamento Marielle Franco, localizado em terras ociosas das fazendas Imburí e Santa Tereza (cujos donos estão respondendo a centenas de ações judiciais), distantes cerca de cinquenta quilômetros de nossa capital (Maceió).

Fingindo “desconhecer” que as terras tornadas produtivas pelos/as trabalhadores/as camponeses do acampamento estão ociosas há vários anos, e também que o Acampamento Marielle Franco existe em razão de um acordo (em caráter extrajudicial) mediado pelo próprio Governo do Estado de Alagoas, a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha (PSC), vem se utilizando de todas as formas desumanas e violentas de pressão objetivando expulsar os/as camponeses/as. No dia 10/02, a prefeita registrou um B.O (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil, para que esses/as trabalhadores/as deixem a área.

Foto: Vinícius Braga (MST)

Outra desumana e ilegal ação de pressão foi, segundo denúncia do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em Alagoas (MST/AL), a de CORTAR o fornecimento de água (feito por caminhões-pipa) que abastece as cerca de 120 famílias de camponeses/as do acampamento (a maioria com crianças e idosos), contabilizando, já, três semanas de desabastecimento (sendo a água um direito humano essencial e universal!).

Revoltados/as com justiça contra este ato desumano praticado pela administração municipal, os/as trabalhadores/as camponeses/as bloqueram, nesta 2ª feira (22/02), um trecho da BR-316 para denunciar ao povo de Alagoas (e, mesmo, ao povo brasileiro em geral), o descompromisso da Prefeitura de Atalaia, e, pior, a atitude desumana e truculenta da administração municipal, visto que, tão logo os/as camponeses/as iniciaram seu protesto, forças policiais acionadas pela prefeita Ceci Rocha chegaram ao local para barrar o justo protesto dos/as trabalhadores/as campesinos/as.

O SINTEAL, portanto, se solidariza com os/as trabalhadores/as e famílias do Acampamento Marielle Franco, e exige que a Prefeitura de Atalaia, através de sua titular, acate o acordo (mediado pelo Estado) que garante a existência do acampamento em questão e o trabalho desses/as bravos/as e desassistidos camponeses/as, e desista da sua desumana tentativa de despejo, numa cada vez mais grave situação de pandemia da covid-19. É com competência administrativa, com humanidade e sem recorrer ao uso exagerado (e muitas vezes injusto!) da força policial que se faz uma administração voltada à Justiça e ao bem comum.

O Brasil sem Reforma Agrária NUNCA será um país justo!

Todo o nosso apoio e a nossa solidariedade aos companheiros e companheiras do Acampamento “Marielle Franco”! VOCÊS VENCERÃO!