24 de fevereiro de 2021

SINTEAL e profissionais da Reserva Técnica participam de reunião na Semed e avança a luta por nomeações

Uma comissão formada por representantes do SINTEAL e dos/as profissionais da Reserva Técnica do Concurso da Educação Municipal 2017 participou, na manhã desta quarta-feira (24), de reunião com o secretário municipal de Educação de Maceió, Elder Maia. Na mesa de negociação, a continuidade da luta para a nomeação desse pessoal.

Na mesa de negociação entre Sinteal e Semed realizada na última 2ª feira (22), o secretário Elder Maia acenou com a prorrogação do prazo de validade do concurso, e sujeitou à possibilidade de convocação (nomeação) a um levantamento da “realidade financeira” da pasta e da carência da área educacional. As mesmas respostas foram dadas na reunião de hoje, com o secretário admitindo que depende de “encontro de dados” para viabilizar nomeações.

Mesmo assim, a reunião de hoje trouxe avanços na luta como o acordo para a formação de um Grupo de Trabalho (GT), com participação de representantes da Semed, do SINTEAL e da Reserva Técnica, que vai trabalhar a elaboração e viabilização de um decreto (que já tem parecer favorável da Procuradoria Geral do Município) que, dentre outras atribuições, garantirá a suspensão da vigência do concurso público no período de fevereiro a dezembro de 2020, ou seja, 11 meses (tendo em vista a calamidade pública causada pela covid-19), prazo de tempo esse para ser acrescentado à prorrogação da validade do concurso, que será sugerida pelo Grupo de Trabalho.

A comissão entregou uma “proposta” de convocação (nomeação) para ser examinada pelo secretário.

Por fim, já foi confirmada a próxima reunião entre as partes: será no dia 24 de março, às 09hs, na sede da Semed, quando o secretário municipal de Educação promete apresentar os levantamentos financeiros e de carência na rede, e apresentar resposta definitiva sobre a questão.

Os/as profissionais da Reserva Técnica do Concurso 2017 da educação só esperam duas coisas nesta próxima reunião: Justiça e Nomeação, Já!