8 de junho de 2021

Sinteal apoia Carta-Manifesto do FADEDI que pede respeito às especificidades da Educação Infantil em Maceió

O Sinteal, através de sua executiva estadual, presta total apoio e concordância à Carta-Manifesto lançada pelo Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (FADEDI), posicionando-se contra ações e posturas equivocadas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), no que diz respeito às especificidades da educação infantil, primeira e importantíssima etapa da educação básica, que envolve o desenvolvimento integral da criança até 06 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Para o Sinteal, torna-se necessário, e não há outro caminho a percorrer, que as instituições de ensino e os gestores públicos da educação dediquem atenção permanente e redobrada a esta fase da educação básica, principalmente, agora, nos tempos de pandemia de covid-19 que vivemos, com todos os seus impactos, e que atingem a educação infantil de modo especial.

Na Carta-Manifesto, a FADEDI chama a atenção para uma insistência, por parte da Semed/Maceió, na adoção de modelo educacional à distância – a partir de ferramentas de comunicação digital –, que prejudica a educação infantil, tanto em sua natureza, quanto em relação às suas funções e pedagógicas.

Ao lado do FADEDI, o Sinteal cerra fileiras na defesa das práticas pedagógicas defendidas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, que, na educação infantil, são as brincadeiras e interações.

A tomada de decisão verticais, sem o devido e necessário diálogo entre gestão, as/os profissionais da educação e os pais, causa estragos no trabalho pedagógico, e a Carta-Manifesto acerta em cheio ao elencar sete grandes problemas nessa questão, e jogar luz à sociedade sobre esta realidade.

                                                                                                                          Foto: Site Tribuna Hoje

Segundo Edna Lopes, diretora do Sinteal e representante do sindicato no FADEDI, “nossa entidade apoia integralmente a iniciativa do Fórum em realizar essa escuta sensível, acolher as preocupações, reflexões e denúncias das professoras e profissionais da educação infantil de Maceió. A carta-manifesto é um pedido de socorro, um desejo manifesto de escuta, de respeito e atendimento às questões postas no documento. Os gestores precisam também entender esta realidade e abdicar de posturas antidemocráticas e prejudiciais à educação infantil”.

Para a professora Will de Souza, educadora do CMEI Fúlvia Rosemberg, que recentemente participou de roda de conversa sobre práticas pedagógicas na educação infantil, “as gestões, de antes e de agora, esqueceram os fundamentos da educação infantil e suas especificidades, principalmente o direito da criança ser criança”.

Ela enfatiza que as gestões da área causaram um retrocesso nesta etapa da educação básica, e que, para piorar o quadro, não há formação específica, apoio com equipamentos e internet, entre outras necessidades. “O entendimento errôneo da gestão educacional em Maceió é este: importa cumprir o protocolo, e assim viramos uma mão-de-obra que tem de fazer tudo o que o patrão diz”, encerra a professora.

O Sinteal se coloca ao lado do FADEDI em prol do fortalecimento da gestão democrática e da construção de projetos político-pedagógicos para a educação infantil coerentes com os difíceis tempos que vivemos.

A Carta-Manifesto do FADEDI

CARTA-MANIFESTO DO FADEDI – JUNHO 2021