23 de julho de 2021

Sinteal realizará live de lançamento do 15º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Alagoas

Etapas preparatórias começam em agosto, com rodas de debate virtual. Congressos municipais, regionais e estadual acontecerão de setembro a novembro.

Está marcado para o dia 28 de julho o grande lançamento do 15º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, organizado pelo Sinteal. Com a temática “Centenário Paulo Freire, Esperançar Sempre!”, a edição deste ano traz um formato diferente, adaptado à realidade de restrições provocadas pelo contexto de pandemia. O objetivo principal do evento é construir, junto com a categoria, a política sindical e o plano de lutas do sindicato para os próximos anos.

Os Congressos Municipais e Regionais devem acontecer de forma virtual e elegerão os delegados e delegadas para participar do Congresso Estadual, que acontecerá no período de 27 a 30 de novembro, em Maceió.

“Estamos estudando minuciosamente cada detalhe para que nosso 15º Congresso seja um espaço de construção e fortalecimento da luta da classe trabalhadora e da educação pública. A segurança de todos os participantes está em primeiro lugar, por isso teremos um formato diferente, com muitas etapas virtuais. O momento presencial acontecerá em novembro, quando toda a população, esperamos, já deve estar vacinada. Mesmo assim, estamos buscando um formato reduzido, em que seja possível manter o distanciamento e tantos outros cuidados sanitários recomendados”, explicou Consuelo Correia, presidenta do Sinteal.

A participação nas rodas de debate e nos congressos municipais será aberta a todos os filiados e filiadas do Sinteal, por meio de inscrição prévia via formulário online.

A escolha da temática se deve ao centenário de Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil. Freire representa uma linha de pensamento que coloca a educação como instrumento fundamental de libertação das pessoas. Respeitada no mundo inteiro, a pedagogia de Paulo Freire tem sofrido ataques de negacionistas que defendem uma educação com censura e que não ensine a questionar.

As etapas serão norteadas por um documento-base, que deve ser elaborado até o final de agosto. Todas as cidades de Alagoas em que há profissionais filiado/as ao Sinteal terão etapas municipais. As regionais serão divididas com base na divisão de núcleos do Sinteal, que são 11, além da região metropolitana.

Confira aqui o Edital de Convocação do 15º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Alagoas