29 de julho de 2021

Veja a programação do 15º Congresso Estadual do Sinteal e como você pode participar

Lançado nesta quarta-feira (28), o 15º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Educação já tem programação definida e conta com 4 etapas. Possibilitando um amplo e profundo debate com a participação assegurada a toda a categoria que tiver interesse. Confira:

A primeira etapa acontece em agosto, com as rodas de debate transmitidas pelo aplicativo Zoom. Para participar, cada filiada/o deve preencher o formulário que será disponibilizado no site do Sinteal. A programação e os palestrantes já foram definidos e podem ser conferidos no final deste texto.

Em setembro serão realizados os Congressos Municipais em todas as cidades onde o Sinteal tem filiados. Essas etapas também serão abertas a todos/as os/as filiados/as interessados que devem se inscrever através do site quando for disponibilizado o formulário.

Nos municipais serão eleitos os delegados e delegadas para participar dos regionais, e a partir daí a participação será limitada aos representantes escolhidos por votação. Os Congressos Regionais serão realizados junto com os núcleos regionais do Sinteal.

A etapa estadual acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, com um evento presencial reduzido, com distanciamento e todas as medidas de segurança. O local será definido pela organização do evento. Nesta etapa, todo o debate realizado ao longo dos três meses será finalizado com a construção do plano de lutas, resoluções e alterações no estatuto do sindicato. Desta etapa participam além dos delegados e delegadas eleitos nas etapas regionais, alguns convidados e observadores.

Programação das rodas:
Roda de Debate 1: As lutas internacionais contra o neoliberalismo e por soberania dos povos
02 de agosto, 17h
Rafael Freire – Secretário Geral da CSA – Confederação Sindical das Américas
Tica Moreno (Doutora em Ciências Sociais e militante da Marcha Mundial das Mulheres)

Roda de Debate 2: Em defesa da vida, da democracia e dos direitos da classe trabalhadora
09 de agosto, 17h
Milton Resende – CUT Brasil
Profa Dra Marilane Teixeira – CESIT-Unicamp

Roda de Debate 3: Um projeto de educação para Alagoas
16 de agosto, 17h
Luciana Caetano (UFAL)