2 de agosto de 2021

Sinteal fará protesto em Feliz Deserto nesta quarta (04) para cobrar reabertura das negociações e fim das perseguições à categoria

Em resposta à perseguição sindical e administrativa que vem sendo cometida pela Prefeitura de Feliz Deserto, pela Secretaria Municipal de Educação e pela Procuradoria Municipal contra as/os trabalhadoras/es da educação, em greve desde o último dia 09 de julho, o Sinteal estará realizando, às 09hs da manhã desta quarta-feira (04 de agosto), um protesto em frente à prefeitura, com a participação maciça da base, para exigir a imediata reabertura das negociações e o fim da pressão contra a categoria.

Negociações difíceis

Segundo a diretora do Sinteal, Josefa Conceição, o processo de negociação com a prefeitura e com a secretaria municipal de Educação foi iniciado em 12 de maio, dias após o envio pelo Sinteal e Núcleo Regional Sinteal/Penedo de ofício com a pauta de reivindicações da categoria, incluindo a recomposição salarial. Desde 2017, a prefeitura não concede nenhum reajuste salarial, crescimento na carreira (progressão) ou outros direitos trabalhistas.

Após duas reuniões que não trouxeram avanços da parte da gestão, em 05 de julho a categoria decidiu entrar em greve a partir de 09 de julho, e que continua até o presente momento, com adesão de 90% das/os trabalhadoras/es

Má vontade

A falta de resposta da gestão ficou ainda mais evidente no dia 15 de julho, quando diretoras/es do Sinteal, do núcleo regional e da base da categoria foram recebidos, de má vontade, pela secretária de Educação, Alexline Lessa, e pelo procurador do município, Pedro Ícaro Barros, recebendo o alerta de que as negociações só seriam retomadas a partir do fim da greve. Mesmo assim, houve a promessa de resposta sobre recomposição nesta quarta-feira (04 de agosto).

Perseguições

Com a decisão de permanecer em greve por seus direitos, as perseguições aumentaram. No dia 30 de julho, a categoria é surpreendida com o desconto dos dias parados no salário. A situação ganha em intensidade com rumores no município dando conta que a prefeita Rosiana Beltrão vai instaurar inquérito administrativo contra as/os trabalhadoras/es que estão em greve. E as várias tentativas de falar com a secretária de Educação não recebem retorno.

Protesto

“Diante deste quadro absurdo de coação e perseguição, a executiva estadual do Sinteal vai estar em peso em Feliz Deserto, nesta quarta-feira [04 de agosto, às 09hs], para, ao lado da diretoria do núcleo regional e da base da categoria, realizar um protesto em frente à sede da prefeitura e exigir a reabertura das negociações e o fim de qualquer tipo de pressão ou perseguição. Não podemos e não vamos aceitar a continuidade de todo e qualquer tipo de intransigência por parte da gestão municipal”, disse Josefa Conceição.