22 de setembro de 2021

24 horas: Trabalhadores em educação de Satuba paralisam atividades no dia 07 de outubro com mobilização

Em assembleia organizada e convocada pelo Sinteal Núcleo Rio Largo, as/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de Educação de Satuba votaram e decidiram, nesta 4ª feira (22), por uma paralisação de 24 horas de suas atividades, com mobilização pública, no próximo dia 07 de outubro (5ª feira).

Segundo a diretora Rosiéle Costa, o clima da assembleia foi de indignação e insatisfação, “e a decisão de paralisar as atividades objetiva tornar pública a luta da categoria por seus direitos, e cobrar ao prefeito Diógenes Amorim e à secretária municipal de Educação, Thomazia Andrade, respostas urgentes e concretas em relação à pauta de reivindicações da educação”.

“Temos em nossos registros da campanha eleitoral que o então candidato à prefeito se propôs a receber o sindicato e atender às pautas da educação. Porém, o que tem ocorrido é que ele não nos atende, e tampouco a secretária de educação responde aos ofícios da entidade”, denunciou Rosiéle.

Pauta
Dentre os pontos da pauta reivindicatória destacam-se a recomposição salarial, realização de concurso público, rateio do FUNDEF, Plano de Cargos e Carreira (P)CC) e enquadramento.

Assembleia

Participaram da assembleia os diretores Rosiéle Costa, Eraldo Inácio e Ivanete Alves (que é servidora do município). Ivanete informou que a rede pública de Satuba é composta de 70% de contratados/as, e que, portanto, é urgente e necessária a realização de novo concurso público da educação.

A assembleia de classe teve boa participação de servidores/as, demonstrando disposição para ir à luta para, por exemplo, conquistar o recebimento do rateio .

Segundo o diretor Eraldo Inácio, “a categoria está indignada e, por isso, decidiu paralisar as atividades no próximo dia sete de outubro, denunciar a irresponsabilidade da administração municipal. Já passou da hora de a prefeitura resolver suas pendências em relação à educação e seus trabalhadores e trabalhadoras.