24 de setembro de 2021

Assembleia do Sinteal em Igaci discute pauta e encaminha luta da categoria

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24), no espaço festivo Asa Branca, em Igaci, trabalhadoras/es da educação da rede municipal discutiram a pauta da categoria. Recomposição salarial, gestão democrática e precatórios do FUNDEF foram os principais pontos.

Buscando a recomposição salarial de 4,52%, o Sinteal tem tentado negociar com a gestão. “O Prefeito ainda não recebeu, e o Secretário de Educação marcou três reuniões e cancelou todas em cima da hora. Mandou novo recado marcando reunião para a próxima sexta (1), esperamos que não desmarque”, disse Izael Ribeiro, presidente do núcleo regional do Sinteal em Palmeira dos Índios.

O Sinteal foi comunicado informalmente que há um grande interesse do gestor em ratear os recursos dos precatórios do FUNDEF com trabalhadoras/es da educação. Por conta disso a assembleia elegeu mais três pessoas para integrar a comissão municipal do Sinteal em Igaci. “É importante termos pessoas dentro do município com essa tarefa, para correr atrás de documentação, tratar de questões burocráticas, mas tanto o núcleo regional quanto a direção estadual estão acompanhando a situação”, explicou Izael.

De olho na gestão democrática, o Sinteal também pautou as eleições de diretores de escola.