24 de setembro de 2021

FUNDEF foi tema de reunião do Sinteal com prefeito e vereadores de Marechal Deodoro

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, e a secretária geral Girlene Lázaro receberam, na tarde desta sexta-feira (24), na sede do sindicato, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Costa (PSD), acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores do município, André Bocão, e do primeiro-secretário Júnior Lopes, para debater a questão dos precatórios do FUNDEF, cujos recursos, já estão na conta da prefeitura.

Segundo Consuelo, o prefeito agendou a reunião com o Sinteal para discutir o trâmite jurídico sobre os recursos do FUNDEF, da ordem de R$ 26 milhões (vinte e seis milhões de reais). “O prefeito Cacau, na reunião de hoje, nos informou que, desde o período eleitoral, já havia assumido o compromisso para com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, quanto ao pagamento do rateio do Fundef, e esta é uma informação importante para a categoria”.

60%

De acordo com Girlene Lázaro, o prefeito de Marechal Deodoro buscou o Sinteal para obter informações e garantir a segurança jurídica necessária para o pagamento do rateio à categoria.

“Repassamos ao prefeito e aos dois vereadores os contatos dos nossos advogados, e o prefeito Cláudio Roberto nos garantiu que estará em contato direto com o sindicato até a próxima reunião, que está prevista para acontecer no prazo de quinze dias. Ele nos informou, ainda, que, em nível nacional, está acompanhando a tramitação de projeto de lei sobre o rateio do Fundef, que, atualmente, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal”.

Luta estadual

Segundo a presidenta do Sinteal, a solicitação de reunião feita pelo prefeito de Marechal Deodoro ao Sinteal mostra que a luta da entidade, em nível estadual, quanto ao rateio do Fundef, “está avançando e no caminho jurídico certo”. “O Sinteal não mede esforços para garantir total segurança jurídica quanto à questão do rateio. Esperamos que, no mais breve tempo possível, o pagamento dos recursos do Fundef seja feito aos trabalhadores e trabalhadoras em educação no município, como assegurou, hoje, o prefeito”.