24 de setembro de 2021

Sinteal negocia pagamento dos precatórios com prefeitura de Palmeira dos Índios

Em Palmeira dos Índios, o Sinteal tem mantido a negociação com a gestão municipal pelo pagamento do rateio dos precatórios do FUNDEF. Em reunião realizada nesta quinta (23), Consuelo Correia e Anderson Barbosa, presidenta  e advogado do Sinteal, reforçaram a argumentação junto com a direção do núcleo regional nas tratativas.

De acordo com a presidenta, foi um momento positivo e importante para alinhar alguns pontos. “Esperamos que muito em breve saia o pagamento, que é um direito dos trabalhadores da educação. Já tem sentença favorável assinada pelo juíz federal. O prefeito Julio Cesar reafirmou o compromisso com a categoria de pagar, isso nos deixa otimistas”.

Também estavam presentes o presidente do núcleo regional do Sinteal Palmeira dos Índios, Izael Ribeiro e a dirigente estadual Helenice Balbino. Por parte da gestão, o prefeito levou também o procurador e o controlador do município.

Em todas as oportunidades de diálogo com o sindicato, o gestor tem garantido que tem interesse em pagar, no entanto, por ter assinado um TAC, sua equipe entrará em contato com o Ministério Público Federal (MPF). E posteriormente volta a sentar uma comissão para discutir os critérios de pagamento.

“Levamos informações detalhadas sobre a importância de contemplar todas as pessoas afetadas, para que o prejuízo seja reparado de forma justa. Tanto profissionais do magistério quanto funcionários devem ter direito, e todo mundo que atuou ou atua na rede depois de 1998, teve perdas. Ele compreendeu e se comprometeu a tentar”, relatou Consuelo.

Ela informou que ficou programada uma reunião na próxima terça-feira (28), às 14, para construir os critérios de pagamento de forma proporcional nesta comissão.