23 de setembro de 2021

Sinteal se reúne com prefeita de Belém e discute recomposição salarial, reforma da previdência e FUNDEF

Na manhã desta quinta-feira (23), o Sinteal/Núcleo Regional Palmeira dos Índios – representado pelos diretores Rubens Alcântara e Carlos Telles – participou de nova audiência com a prefeita do município de Belém, Paula Santa Rosa, da qual também participaram a secretária de Educação, Suelen Barbosa, o procurador do município Dr. Paulo Teixeira, e os vereadores Carlos Ramos, José Amorim, professor Luciano. Na pauta da reunião: recomposição de 4,52%; reforma da previdência e FUNDEF.

Reunião anterior

Na reunião anterior com a prefeitura, em 02 de setembro, em que foram discutidas progressão vertical, recomposição salarial e retroativo dos servidores, a prefeita Paula Santa Rosa havia se comprometido a pagar, em outubro próximo, a diferença do retroativo de pessoal de 1999, avançar no processo de mudança de letra em 2022 e, sobre a recomposição salarial, a gestora pediu novo prazo ao Sinteal para conversar com os procuradores municipais e melhor avaliar a possibilidade de recomposição salarial, até com a possibilidade de pagamento retroativo à data-base.
Saldo da audiência

Encaminhamentos

Ao final da audiência, a prefeita solicitou ao Sinteal um prazo de uma semana para poder encaminhar a recomposição de 4,52%, e garantiu que entregará ao sindicato, para análise e posicionamento, um projeto de lei sobre a reforma da previdência municipal.

Mesmo sem data definida, a prefeita Paula Santa Rosa, adiantou ao Sinteal informação de que recursos do Fundef “em breve estarão na conta do município”. Por fim, a prefeita fez acordo objetivando o realinhamento da progressão de carreira em relação a um grupo de servidores/as da educação.