21 de outubro de 2021

Congressos Regionais do Sinteal elegem propostas e delegados para etapa estadual

Congresso Regional de Arapiraca aconteceu de forma presencial

O Sinteal está realizando, durante este mês de outubro, a etapa Regional do Congresso Estadual dos Trabalhadores da Educação de Alagoas. Desde o dia 8, a direção estadual tem promovido, junto com os núcleos regionais, momentos importantes de construção para a luta. 

Avaliando o que seria melhor para cada região, alguns lugares optaram por realizar o Congresso Regional de forma presencial: Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Arapiraca, observando todas as medidas necessárias contra a contaminação da COVID-19 (distanciamento entre os participantes, uso obrigatório da máscara, local ventilado e alcool em gel disponível para todos os participantes. A maioria das regiões manteve o formato virtual. Em todos os casos foi garantido o bom debate e a participação de todos os delegados e delegadas eleitas nos congressos municipais (etapa anterior).

Etapa regional de Pão de Açúcar aconteceu virtualmente

Na programação, que dura um turno inteiro, são definidas propostas de estratégia de luta da categoria nos próximos anos. Para isso, é feito um amplo debate com análise de conjuntura e balanço da gestão. Ao final, são eleitos delegados e delegadas para participar da etapa estadual, que acontece entre os dias 27 a 30 de novembro deste ano em Maceió.

“Nesse momento o debate já está mais aprofundado, já passamos pelos municipais e temos elementos para construir um cenário mais definido. Temos certeza que as propostas que estão saindo vão ser fundamentais para alinhar um debate completo no Congresso Estadual, em novembro”, avaliou a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

Os congressos regionais serão encerrados na próxima semana, com a realização de Maceió, Penedo e Rio Largo, todos em formato virtual.