8 de outubro de 2021

Sinteal participa de reunião com gestão de Coqueiro Seco para discutir pautas da educação

Em Coqueiro Seco houve uma reunião com a participação da direção do Sinteal (representados por Rosiele, Eraldo, Márcio e Maria Helena), representantes de servidores aposentados e ativos,  a secretária de educação Jeane Maria, além de uma equipe de procuradores municipais. Na pauta, algumas discussões importantes para a categoria: previdência, gestão democrática, PCR, recomposição salarial, concurso e os precatórios do FUNDEF.

Na previdência, ficou acordado que o município não irá descontar os 14% dos aposentados, apenas para os ativos. Na gestão democrática, o município informou que a legislação será criada neste ano, e que ano que vem será organizado o processo. Com relação ao plano de cargos e carreiras, a gestão de Coqueiro Seco está em contato direto com Milton Canuto para adequar as atualizações, com a secretaria apontando dificuldades para promover a formação dos servidores para que eles se adequem às exigências legais.

Sobre a recomposição salarial, o município se comprometeu a repassar a situação para Milton Canuto, para que ele realize um estudo sobre o tema. Os representantes do Sinteal reafirmaram a necessidade de repor as perdas causadas pela inflação, pelo estado de calamidade e custos profissionais gerados pela pandemia. Sobre concurso, o sindicato cobrou a realização o mais rápido possível, com a gestão concordando com a necessidade. Por fim, os representantes de Coqueiro Seco explicaram a situação do FUNDEF. Segundo a versão da gestão, o município assinou o TAC, utilizou 40% dos recursos e os 60% restantes não estão disponíveis, segundo a procuradoria. A informação passada é que o município entrou com uma ordem para que o recurso retornasse para o município, porém ainda está sem resposta e solicitou ajuda do jurídico do SINTEAL.

Após a conversa, os representantes do Sinteal irão se reunir com a base para repassar as informações e organizar comissões para acompanhar os encaminhamentos.