25 de novembro de 2021

Sinteal mobiliza categoria e cobra respeito da prefeitura em Minador do Negrão

Em assembleia realizada pelo Sinteal na manhã desta quarta-feira (24), trabalhadoras/es da educação do município de Minador do Negrão decidiram que, caso o prefeito não marque uma audiência até o dia 1º de dezembro, será feita uma paralisação de advertência por 24h no dia 2. Na Câmara de Vereadores, a assembleia foi marcada por insatisfação da categoria.

De acordo com o presidente do Sinteal na região de Palmeira dos Índios, Izael Ribeiro, a pauta é extensa e o gestor desrespeita a organização sindical e os direitos trabalhistas. “Com férias vencidas, falta de reposição salarial, e os rateios do FUNDEF e das sobras do FUNDEB em aberto, o gestor ainda se recusa a dialogar com o representante da categoria”.

Com uma postura lamentável, Josias Soares chegou a declarar que não gosta de sindicato. “Ele não tem que gostar, tem que respeitar. Foi eleito para cumprir as leis e governar para toda a população, não para receber os amigos na prefeitura”, criticou Izael.

Desde a última reunião entre prefeitura e sindicato, não houve avanços. “Não cumpriu o pagamento do 1/6 de férias de 2021, que tinha sido lançado na folha da gestão anterior, não disponibilizou os extratos das contas do FUNDEB nem do FUNDEF, e não tem atendido as solicitações do CACS, que precisou recorrer à promotoria para sanar algumas situações que envolvem a educação do município”.

O conselheiro do FUNDEB José Célio Vaz apresentou dados relacionados aos recursos da educação durante a audiência, detalhando toda a trajetória da verba e seus possíveis investimentos. Ele mostrou aos presentes que o município tem utilizado muito dos investimentos dos 40% e quase nada investiu nos 25% (que deveria ser a contrapartida do município).

Ficou deliberado pela categoria o envio de um ofício solicitando uma audiência com o Prefeito até o dia 01 de dezembro. Caso não seja realizada, terá uma parada com ato em praça pública no dia 02 de dezembro e paralisação de 24 horas de advertência.