25 de novembro de 2021

Sinteal participa de protesto e reunião que cobraram ao governo estadual políticas públicas contra a violência às mulheres

Representado pelas diretoras Maria Aparecida e Francisca Feitosa (da Secretaria da Mulher), o Sinteal participou, na manhã desta quinta-feira (25/11), na sede do Governo do Estado, de reunião com representantes do executivo estadual, que discutiu o financiamento às políticas de combate à violência contra as mulheres. A reunião foi solicitada pela Comissão de Articulação Pró-Financiamento das Políticas para as Mulheres pelo Fim da Violência, da qual o Sinteal é parte integrante. Antes da reunião, houve um protesto público das entidades em frente à sede do Palácio Governo.

Segundo Francisca Feitosa foram colocadas na reunião reivindicações importantes das entidades de luta das mulheres “como a ampliação do Fundo Estadual de Financiamento de políticas públicas para as mulheres, a construção de uma Casa Estadual de Acolhimento para mulheres vítimas de violência e a ampliação da rede de atendimento às vítimas de violência machista”.

Mais reivindicações

Maria Aparecida (Cida) lembrou também que a Comissão de Articulação Pró-Financiamento das Políticas para as Mulheres pelo Fim da Violência “cobrou na reunião de hoje a criação de uma Delegacia da Mulher no Benedito Bentes (bairro com maior índice de feminicídio no estado), o fortalecimento dos Conselhos Municipais da Mulher e dos Direitos Humanos (ou sua criação nos municípios aonde não existem) e, finalmente, um pesado investimento do Estado em prol de políticas públicas de saúde voltada às mulheres negras (mulheres de Terreiro).

Reunião cobrada

Mesmo com os representantes do governo estadual reforçando que a atual gestão, através da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), vem tentando implementar políticas em favorecimento das mulheres em situação de violência, as entidades cobraram a definição de uma reunião com a titular da pasta, secretária Maria Silva.

Participantes

Pelo executivo estadual participaram da reunião representantes das secretarias de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV); Mulher e Direitos Humanos (Semudh); Segurança Pública (SSP); Ressocialização e Inclusão Social (SERIS) e Gabinete Civil.

Já pela Comissão de Articulação Pró-Financiamento das Políticas para as Mulheres pelo Fim da Violência, além do Sinteal, participaram representantes da UFAL, CEDIM, FETAG, CONEPIR, Movimento Negro, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Olga Benário, Instituto Feminista Jarede Viana, OAB/Seccional Alagoas, Associação Família dos Anjos, Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho dos Direitos da Mulher de Maceió, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alagoas, ONG Tamo Juntas, conselho de Defesa das Mulheres de Delmiro Gouveia e União da Juventude Rebelião.

Também participaram da reunião a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB), a vereadora Teca Nelma (PSDB) e uma assessora política da Deputada estadual Jó Pereira (MDB).

Mais fotos e vídeos

****************************************************************************************************************

E reportagem da TV Mar News sobre o protesto de hoje em frente à sede do Governo do Estado (Repórter Alexandre Lino)