24 de novembro de 2021

Sinteal prestigia entrega do Prêmio Tia Marcelina e reforça importância de luta por igualdade

Na noite desta terça-feira (23), dirigentes do Sinteal participaram da entrega do Prêmio Tia Marcelina, no Hotel Jatiúca em Maceió. Promovido pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, o prêmio é uma forma de reconhecimento aos negros e negras que fazem a diferença em Alagoas.

Diretoras do Sinteal presentes do Evento

Marluce Remígio, presidenta do CONEPIR e Secretária de Políticas Sociais do Sinteal, reforça a importância de ações como esta. “Esse prêmio traz à luz fatos históricos de nossa luta e de nossa história para que possamos entender nosso papel de resistência. A luta pela vida continua sendo fundamental, os nossos direitos à saúde, educação, moradia, transporte etc. A luta antirracista está no centro da nossa construção portanto, devemos encontrar forças e superar as desigualdades e conquistar a liberdade”.

Entre os nomes premiados, duas representantes da educação. A professora Sirlene Gomes teve seu reconhecimento por um trabalho realizado no CEPA. Em 2019 criou o Espaço /Escola Massapê Corpo e Movimento onde ampliar os saberes e fazeres ancestrais que desenvolve e pesquisa, como a Dança de Matrizes Africanas – Construções Coreográficas e os trabalho artesanais em cabeças como.luminárias e bonequinhas africanas. Também a professora Marli Araújo, Coordenadora dos Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Índigenas no campus da UFAL Arapiraca.

“O prêmio Tia Marcelina é pensar o atlântico negro e como o mar ficou salgado com as lágrimas do nosso povo. É resistência em um momento que ouvimos referência a Hitler como parâmetro de educação. É recusarmos o apagamento, o silenciamento e invisibilização do povo negro e de santo. Xangô rezado alto! Tia Marcelina vive!”, disse Marli em uma publicação nas mídias sociais.

A solenidade contou com apresentações de cultura afro de grupos locais. A realização foi promovida pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, e além do CONEPIR contou com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. A secretaria da mulher do Sinteal também se fez presente, com as diretoras Cida Almeida e Francisca Feitosa.