26 de novembro de 2021

Sinteal realiza 15º Congresso Estadual na luta contra os inimigos da educação

Finalizando com organização e sucesso as 04 (quatro) etapas preparatórias ao 15º CONGRESSO DAS/OS TRABALHADORAS/ES DA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, que homenageia o centenário do revolucionário educador pernambucano Paulo Freire, o Sinteal realiza, de 27 a 30 de novembro corrente, no Ritz Hotel Lagoa da Anta, em Maceió, o Congresso Estadual da Educação, com a participação de 250 delegadas/os eleitas/os – direta e democraticamente pela categoria -, nos congressos municipais e regionais, realizados nos meses de setembro e outubro passados.

O Congresso Estadual terá uma programação extensa e variada, com atividades que incluem, por exemplo, a votação do Regimento Interno; Conferência (“Esperançar sempre”); Mesas de Debates (“Novos e velhos desafios do trabalho na Educação” e “A escola como território de luta”); Grupos de Discussão (projetos de resolução e plano de lutas) e Oficinas (que discutirão temas como: Base Nacional Comum Curricular, Educação AntiLGBTIfóbica, Assédio Moral, Organização Sindical, Rodas-de-Terapia, dentre outros).

O evento terá como debatedores/as lideranças importantes da luta da educação e da luta sindical em nível nacional e estadual, como o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; a Profª/Drª Iracema Nascimento (da Campanha Nacional pelo Direito à Educação), a professora universitária e prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão; os professores Cézar Nonato e Abdízia Barros (do CEDU/UFAL); Sandra Sena (do Movimento Negro Unificado); Débora Nunes (do Movimento Sem-Terra), além da presidenta da CUT/AL, Rilda Alves; do deputado federal Paulo Fernando dos Santos (PT/AL), e da diretora do Sinteal e professora Josefa Conceição.

No dia 28/11 será realizado um ato de memória em homenagem aos educadores e educadoras vítimas da covid-19 e em repúdio ao genocídio praticado pelo Governo Bolsonaro.

Mas o 15º Congresso Estadual do Sinteal terá também seu lado musical com as apresentações dos cantores Igbonan Rocha (27/11) e Mel Nascimento (29/11).

E a plenária final acontecerá na 3ª feira (30/11), seguida do ato de encerramento.

Atenção! A Conferência de Abertura “Esperançar sempre” será trasmitida, a partir das 18hs, pelo canal do Sinteal no Youtube.