9 de dezembro de 2021

Sinteal reivindica e consegue reunião com prefeito de Olho D’água das Flores

Texto atualizado em 10/12/2021 às 8h23

 

Na última terça-feira (07), dirigentes do Sinteal/Núcleo Regional Santana do Ipanema foram recebidos pelo prefeito José Luiz Vasconcellos (Zé Luiz), do município de Olho d’Água das Flores. Na reunião estiveram presentes Cristina Alves (presidenta do Sinteal), Valda Santana (da Secretaria de Aposentados/as), Kelvia Vital (Secretaria de Imprensa e Comunicação) e os representantes da prefeitura Samuel Bonfim (Secretário Municipal de Educação) e Augusto Bonfim (Assessor Jurídico).

Cristina iniciou a discussão sobre a recomposição salarial apresentando as perdas salariais da categoria ao longo dos últimos 6 (seis) anos. O prefeito Zé Luiz reconheceu a falta de valorização e se comprometeu em repará-las. Para isso, informou que, na próxima semana, sinalizará ao Sinteal uma proposta de percentual. De acordo com a entidade, o índice inflacionário já chega atualmente a 10% (dez por cento).

Perguntado sobre as sobras do Fundeb, o gestor confirmou que existe os recursos (saldo), que chega a um montante de R$ 4,5 milhões. Ele informou que vai repassar aos trabalhadores e trabalhadoras da educação, através de envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores.

O prefeito Zé Luiz informou que o valor de 4,5 milhões se refere a todo Fundeb: 70% e 30%. Essa diferenciação dos valores está sendo levantada pela equipe gestora. O montante que estiver em saldo será aplicado em investimentos na educação e havendo segurança jurídica efetuará o repasse aos trabalhadores/as.

Cristina salientou que o município possui segurança financeira e jurídica para a aplicação do percentual de recomposição para o exercício de janeiro/2022. “Essa é uma das principais lutas da categoria, que está sofrendo com salários defasados e sem poder de compra, além dos gastos que tiveram e têm neste cenário de pandemia”, disse.

Outros pontos debatidos na reunião foram: revisão do PCC, restruturação das escolas, condições de trabalho, quantitativo de matrículas, aplicação dos recursos, bolsa EJA, precatórios, oferta de curso técnico, hora/atividade, relação professor/aluno, capacitações e gestão democrática.

O Sinteal reforçou a importância da discussão entre sindicato e gestão para que as reivindicações dos/as trabalhadores/as sejam ouvidas e, sobretudo, atendidas.

Convocamos todos/as para se manterem mobilizados, acompanhando nas redes sociais e em nossos canais de comunicação os informes de lutas.

Sinteal nossa força, nossa voz!