2 de dezembro de 2021

Sinteal vai à Câmara de Vereadores e “PL da Alegria” não é votado nesta 5ª feira (02)

No município de Rio Largo, a situação está na base da frase popular “farinha pouca, meu pirão primeiro”. E o “pirão primeiro” é, de acordo com o Projeto de Lei nº 24/2021, o reajuste do salário (subsídio) mensal do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador geral, subprocuradores gerais, controlador geral e superintendente da SMMT no referido município.

Na perspectiva da apreciação e votação deste “projeto da alegria” na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (02/12), o Sinteal, através do seu Núcleo Regional/Rio Largo, com a presença da base da categoria e de dirigentes de outros sindicatos, foi acompanhar a sessão.

Sem votação

O projeto de lei dos reajustes não foi votado hoje e ficou para o próximo dia 09 de dezembro (quinta-feira)”.

Injustiça

Em sua intervenção no plenário da Câmara de Vereadores, a presidente Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosiéle Guimarães classificou como “uma injustiça este projeto de lei, quando milhares de trabalhadores e trabalhadoras não têm o reajuste salarial e vivem uma situação de arrocho financeiro”. Segundo ela, as/os trabalhadoras/es da educação no município estão a 02 (dois) anos sem reajuste [2020/2021), sem difícil acesso, enquadramento, progressões,  e sem nem mesmo perspectivas de recomposição salarial, “e a prefeitura não abre diálogo com o Sinteal, nem mesmo com a intervenção da Câmara de Vereadores”.

Reajustes

Caso aprovado na Câmara de Vereadores, o PL da Alegria vai presentear o prefeito com um salário de R$ 36 mil; Vice-prefeito: R$ 24 mil; Secretários/as municipais, Procurador Geral; Controlador/a Geral e Superintendente da SMTT: R$ 12 mil; e Sub-Procurador Geral: R$ 11 mil.

Saldo

Como resultado da pressão democrática feita pelos sindicatos e por trabalhadores/as da base, a mesa da Câmara de Vereadores comprometeu-se a, de modo regimental, fazer uma indicação propositiva à Prefeitura para que seja encaminhado à Casa um outro projeto de lei, de recomposição salarial dos/as servidores/as  (em face da perda causada pela inflação de dois dígitos na economia), “mas sem abdicar da luta por reajuste de salário ano que vem”, alertou Rosiéle.

“Na próxima quinta-feira [09/12] estaremos novamente aqui na Câmara de Vereadores para acompanhar a sessão e cobrar dos vereadores e vereadoras justiça e apoio à valorização salarial e profissional dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação e dos servidores das outras categorias”, disse Rosiéle.

PL da Alegria

Veja aqui o projeto de lei que dá reajuste ao prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador geral, subprocuradores gerais, controlador geral e superintendente da SMMT, em Rio Largo.

projeto_de_lei_executivo_no_24.2021

**************************************************************