10 de janeiro de 2022

Sinteal e trabalhadoras/es em educação de Piaçabuçu realizam manifestação pública e cobram atendimento de pontos da pauta de reivindicações de 2021

Trabalhadoras/es em educação da rede pública municipal de Piaçabuçu, organizados pelo Sinteal/Núcleo Regional Penedo, realizaram na manhã desta segunda-feira (10), uma manifestação pelas principais ruas da cidade, cobrando o atendimento pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), de três pontos da Pauta de Reivindicações 2021: 1) Recomposição salarial de 4,52%; 2) Esclarecimentos sobre os precatórios do FUNDEF; e 3) Pagamento (rateio) com as sobras dos recursos do FUNDEB.

Manifestação

De maneira pacífica, as/os trabalhadoras/es e diretoras do Sinteal (da executiva estadual e do núcleo regional) iniciaram a manifestação de protesto e reivindicação no calçadão do município, seguindo, depois, em caminhada, até à sede da prefeitura para, mais uma vez, cobrar dos gestores municipais o atendimento desses três importantes pontos da pauta de luta de 2021.

Ausências

Nem o prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão (Republicanos), nem os secretários de Educação, Gutto Beltrão; e da Administração, Ademir Vieira, estavam no município, durante a manifestação das/os trabalhadoras/es em educação e do Sinteal.

Sem respostas

Representando a executiva estadual do Sinteal, a diretora Josefa Conceição (Secretaria de Assuntos Municipais), lembrou que o sindicato e a categoria, desde janeiro de 2021 vem buscando negociar com a prefeitura e a Semed, sem respostas positiva dos gestores.

“Desde o início do ano passado o Sinteal vem cobrando e se reunindo com a gestão municipal, cobrando o atendimento da pauta da educação, mas nenhum desses pontos foi, até hoje, atendido pela prefeitura e pela Semed, No final de maio passado, o próprio secretário de educação garantiu, em reunião com o Sinteal, que haveria a recomposição [de 4,52%], mas a prefeitura não cumpriu o prometido”, disse a diretora. As/os trabalhadoras/es chegaram a entrar em greve, mas a situação continua a mesma.

Ofício

Depois da manifestação pública de protesto e reivindicação de hoje, Sinteal e trabalhadoras/es em educação irão encaminhar ofício ao prefeito de Piaçabuçu, solicitando uma audiência em regime de urgência para exigir respostas sobre as reinvindicações da pauta do ano passado.

“Como não houve nem há respostas do titular da pasta da educação municipal, nossa tratativa será diretamente com o prefeito Djalma Beltrão, a quem cobraremos, de maneira definitiva, as respostas sobre as reivindicações da educação”, disse Josefa Conceição.

************************

Mais fotos da luta