20 de abril de 2022

Luta em Messias é para que o reajuste de 15,06% seja para todas/os as/os trabalhadoras/es em educação

Em reunião realizada no último dia 05 de abril, na presença de diretoras/es do Sinteal e da base da educação, além de representantes do FUNDEB, o prefeito de Messias, Marcos Silva, apresentou a seguinte proposta de reajuste salarial para a educação: 10,06% para o magistério, e 15,06% para o apoio-administrativo.

Assembleia delibera

Em assembleia realizada em 06/04, um dia após o prefeito apresentar as duas propostas de reajuste salarial, convocada pelo Núcleo Regional/Rio Largo, as/os trabalhadoras/es em educação decidiram – por unanimidade – não aceitar (acatar) a proposta de 10,06%, para o magistério tendo em vista uma série de fatores, como, por exemplo, a não transparência em relação às folhas do FUNDEB, à qual o Conselho não teve acesso.

Sendo assim, devido a esta falta grave de transparência, o posicionamento da categoria, firmado na assembleia, foi em defesa do percentual de 15,06% para todas/os as/os servidoras/es em educação do município de Messias.

Um ofício com a decisão da categoria e do Sinteal foi encaminhado, no mesmo dia 06 de abril, ao gabinete do prefeito Marcos Silva, e a categoria, desde este momento, está aguardando o novo posicionamento do poder executivo municipal, tendo em vista que a data-base da educação já passou (é março).

O Sinteal entrou em contato com a chefia de gabinete do prefeito, que adiantou que dará uma resposta no próximo dia 03 de maio.

O Sinteal convocará uma assembleia geral da categoria para o dia 04/05, objetivando repassar a resposta da prefeitura, e definir os novos encaminhamentos de luta.

Mais fotos da luta