12 de abril de 2022

Nota de repúdio à Prefeitura de Igaci

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas vem a público, juntamente com a comunidade escolar o Vice-Prefeito Alberes e os Vereadores do município de Igaci, Neno Toledo, Altair Torres, Valmir do Mauro, Edval Filho e Neirijane, manifestar repúdio ao processo antidemocrático de eleições indiretas para diretores das escolas municipais.

Com o pleito realizado por aclamação, três nomes escolhidos pela comunidade não foram homologados pelo Prefeito. Uma medida autoritária que vai contra o princípio da Gestão Democrática e a participação das partes interessadas na construção da educação pública.

Os nomes eleitos e desconsiderados pelo gestor foram Valdirene Alves Rodrigues (E.M. de Ensino Fundamental António Caetano de Souza // povoado Novo Rio), Rosivone Coleta dos Santos. (E. M. João Martins da Silva // Sítio lagoa da Pedra) e Angela Maria de Oliveira Santos (E. M. Presidente Médice// Sítio lagoa grande dos Basílios).

Através de seu núcleo regional, o Sinteal tem feito a denúncia e lutado contra os ataques que estão sendo feitos pela Prefeitura de Igaci à gestão democrática. É necessário que a gestão municipal reveja sua decisão e homologue os nomes que as comunidades escolares elegeram com mais de 80% dos presentes nos locais de votação (aclamação) pois é injusta e imoral esta forma de eleição e de corte dos eleitos.