19 de abril de 2022

Sinteal tem dia de luta e reuniões em Santa Luzia do Norte e Rio Largo

Diretoras/es do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo estiveram, na manhã desta terça-feira (19), em duas frentes de luta em defesa dos direitos das/os trabalhadoras/es em educação: em Santa Luzia do Norte e em Rio Largo.

Luta em Santa Luzia do Norte

Uma das frentes de luta da educação foi no Município de Santa Luzia do Norte, quando diretoras/es do Sinteal, acompanhados/as de trabalhadoras/es da base (principalmente aposentadas/os), compareceram à Câmara Municipal, para discutir com os vereadores a seguinte paute de luta: o desconto de 14% (catorze por cento) sobre os proventos das/os profissionais aposentadas/os da educação, além do reajuste salarial de 12% (doze por cento), proposto pela gestão municipal sem diálogo com o sindicato e a categoria, e que penaliza ainda mais o conjunto de servidores/as da educação (sem reajuste há cerca de 7 anos!).

Segundo Rosiéle Guimarães, presidente do Núcleo Regional, três encaminhamentos foram definidos ao final da reunião com os vereadores. “primeiramente, vamos agendar uma reunião, em caráter de urgência, com o departamento jurídico do Sinteal para discutir, de modo aprofundado, todos os aspectos legais desse injusto desconto [de 14%] contra os aposentados. Outro encaminhamento é rever este percentual de reajuste apresentado pela prefeitura, com uma contra-proposta de acordo com a data-base da categoria, para isso vamos agendar dia e hora de nova reunião com a prefeitura. E, por fim, um outro assunto que foge da luta salarial, é que vamos tentar colocar em andamento a criação, de uma vez por todas, da Casa dos Conselhos, objetivando dar plena condição de trabalho para os conselheiros. A Câmara de Vereadores já se colocou a favor, mas a prefeitura não se posicionou até agora”, disse Rosiéle.

Participaram da reunião com o Sinteal os seguintes vereadores Irmão Edson (PP), Laudemir (PP), Márcio Jorge (PS), Gersileide Moreira (Republicanos), Givaldo (MDB), Teco (MDB) e Tia Vera (MDB).

Luta em Rio Largo

Sinteal e trabalhadoras/es da rede pública municipal de educação de Rio Largo estiveram presentes, hoje (19 de abril), na Câmara de Vereadores, para dialogar sobre o projeto de lei do reajuste salarial, encaminhado pela prefeitura na semana passada. Aproveitando a oportunidade, entraram também na pauta de negociação outros pontos urgentes e importantes da luta da educação, como, por exemplo, a situação da infraestrutura das escolas da rede e as condições do trabalho.

Assembleia

Um dia antes, o Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo convocou as/os trabalhadoras/es para uma assembleia para definir a pauta de luta da categoria, que, dentre vários pontos, inclui modificações do projeto de lei do reajuste salarial, melhoria na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho das/os profissionais em educação e precatórios.

Encaminhamentos

Após a reunião com o conjunto de vereadores, ficou decidido que a Câmara de Vereadores irá devolver o projeto de lei do reajuste à prefeitura com as observações elencadas pelo Sinteal, e que dão conta que: 1) O reajuste percentual não atinge o piso; e 2) Prejudica seriamente a valorização da categoria.

Outra luta importante travada pelo Sinteal e categoria é para garantir o pagamento dos precatórios sem ilegalidades e prejuízos para a educação.

Mais fotos da luta

Santa Luzia do Norte