9 de maio de 2022

Trabalhadoras/es em educação e Sinteal, em Satuba, conquistam reajuste salarial de 11 %, a ser pago no salário de maio/2022; mas luta continua

Em assembleia geral realizada, na manhã desta 2ª feira (09/05), na Escola    Municipal Profª Josefa Costa Silva, as/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de Educação de Satuba votaram e aceitaram a nova proposta de reajuste salarial da prefeitura: de 11% (onze por cento) e mais dois retroativos de 1,96% (um vírgula noventa e seis por cento), – referentes aos meses de março e abril de 2022 – a ser pago já no salário de maio vigente.

O Sinteal relembra que, nesta proposta de 11% (onze por cento), entra o percentual de 4,52% (quatro vírgula cinquenta e dois por cento), dado desde janeiro/2022, quando, com muita luta, a categoria, organizada pelo Sinteal, conquistou a recomposição salarial. A categoria era contrária à inclusão do percentual de 4,52% na proposta de reajuste, mas terminou sendo aprovada a soma percentual de 4,52% + 6,48%, perfazendo os 11% do acordo final.

Luta continua

Fechada a negociação salarial, a presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo, Rosiéle Guimarães alerta para o fato de que a luta da educação e da categoria não para. “Já solicitamos um agendamento [reunião] com a secretária municipal de Educação para colocar em discussão o pagamento dos precatórios do Fundef e o processo de gestão democrática em Satuba, pendências que precisam avançar nas negociações com a gestão municipal, entre outras”, reforça ela. Rosiéle lembra que, no caso da gestão democrática, há até projeto de lei já aprovado pela Câmara de Vereadores, “que precisa ser colocado em prática em prol da educação pública e de seus profissionais no município”.

A luta, portanto, continua!