13 de maio de 2022

Sinteal participa, em Recife (PE), do 19º Congresso do Movimento Negro Unificado “Luiza Bairros”

A secretária de Políticas Sociais do Sinteal, professora Marluce Remígio (à dir. na foto), está em Recife (PE), representando nossa entidade e participando do 19º Congresso Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado “Luiza Bairros”, que tem como tema central “Aquilombar é preciso: 522 anos de construção, crescimento e resistência pelo legado de Dandara e Zumbi com a lança nas mãos”. O 19º Congresso do MNU começou nesta quinta-feira (12) e terminará no próximo domingo 15 de maio.

13 de Maio: Dia de resistência e luta

Segundo Remígio, que também é membro do Movimento Negro Unificado no Estado de Alagoas, exatamente hoje, este 13 de Maio, que é a data oficial da “abolição da escravatura” no Brasil, não deveria ser comemorado como o dia da libertação de negros e negras do país.

“Na verdade, não temos nada a comemorar. O dia de hoje [13 de maio] é, na verdade, mais um de resistência, mais um dia de luta, tendo em vista que a escravidão trouxe consigo mazelas do racismo que ainda perduram, e se refletem nas altas taxas de desemprego, de analfabetismo, de miserabilidade, de violência, de assassinatos, enfim, nos mais variados flagelos que ainda atingem a imensa maioria dos negros e negras brasileiros”, diz ela.

Chaga social

Segundo a dirigente do Sinteal e ativista do movimento negro unificado, este 13 de maio precisa ser encarado como “mais uma dia de resistência e de denúncia contra a chaga social do racismo que ainda não foi eliminada no Brasil”.

Marluce Remígio (à dir. na foto) enfatiza a importância da realização deste 19º Congresso do MNU “Luiza Bairros”, e enaltece mais uma participação do Sinteal em um fórum nacional de luta do movimento e entidades da luta negra no país.

MNU

O Movimento Negro Unificado foi fundado em 1978 tendo como um de seus objetivos articular diversas organizações locais já existentes, expandir o movimento negro pelo país e fortalecer a luta antirracista no Brasil.

Mais fotos do 19ºª Congresso do MNU