2 de maio de 2022

Sinteal vai às ruas no 1º de maio em atos pelo direito dos trabalhadores

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora de 2022 ficou marcado por mobilizações em todo o país em defesa dos direitos e contra o governo de morte presidido por Jair Bolsonaro. Em Maceió, o Sinteal participou da manifestação realizada na orla da Pajuçara.

Antes, às 9 da manhã, o Movimento Unificado de Sindicatos que compõem o conjunto de servidores públicos de Maceió participaram de um ato na “cadeira gigante”, que fica no bairro de Ponta Verde, denunciando o descaso do prefeito JHC para com as trabalhadoras e os trabalhadores do município.

Com cartazes e faixas, as/os servidoras/es ocuparam o “espaço instagramável” que o prefeito usa para promover uma Maceió que só existe nas redes sociais, enquanto as trabalhadoras e trabalhadores são desrespeitadas/os e desvalorizadas/os. “A gestão de JHC segue desrespeitando os servidores e servidoras com propostas irrisórias. Nas redes sociais, ele passa uma imagem de que a cidade está ‘às mil maravilhas’, mas sabemos que a história não é bem essa. As promessas de campanha do prefeito não estão sendo cumpridas”, explicou Consuelo Correia.

Na sequência, as/os servidoras/es seguiram em caminhada pela orla para o ato do Dia do Trabalhador, que teve concentração no início da orla de Pajuçara, próximo ao antigo clube do CRB. Na luta contra o desemprego, a fome, a miséria, a inflação e o arrocho salarial, milhares de trabalhadoras e trabalhadores caminharam pela orla em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro, o responsável pela situação de calamidade que vive o país.

“Parabéns aos trabalhadores e as trabalhadoras maceioenses, alagoanos e brasileiros, que estão em marcha pelo Brasil a fora, em defesa dos nossos direitos e da nossa soberania. Nós vamos sair maiores dessa luta. Queremos um Brasil com comida no prato, sem fome, com emprego. Um Brasil de todos, com trabalho decente para o povo”, acrescentou a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.

A presidenta da CUT, Rilda Alves, lembrou da importância das eleições e pediu uma reflexão sobre o comandante do ‘Centrão’, Arthur Lira. “Não adianta apenas ter só Lula na presidência da República. A gente precisa ter um congresso que lute pelos trabalhadores e trabalhadoras. Nós temos, em Alagoas, a pior espécie de parlamentar, que é o deputado Arthur Lira. Ele está no ‘Centrão’, que dá sustentação a esse desgoverno Bolsonaro. Precisamos dar um recado claro para o Arthur Lira, precisamos de um congresso que tenha vergonha na cara”, disse Rilda.

O ato ainda contou com os shows das cantoras Naná Martins e Mel Nascimento, que animaram as trabalhadoras e trabalhadores que compareceram neste dia de luta.