22 de junho de 2022

Assembleia geral do Sinteal aprova prorrogação do mandato atual em até 3 meses

Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Sinteal, trabalhadores/as da educação de Alagoas referendaram mudanças estatutárias aprovadas no Congresso da categoria realizado em 2021. Na ocasião, a plenária aprovou também a prorrogação do mandato atual em no máximo 90 dias.

Amplamente divulgada, em jornal impresso, veículos de comunicação do Sinteal e em mobilização nas escolas, a assembleia contou com a participação representativa de trabalhadoras/es de todas as regiões do estado. As propostas foram apresentadas pela presidenta Consuelo Correia e colocadas em discussão.

As alterações estatutárias foram duas: a primeira amplia as formas possíveis de pagamento da contribuição sindical, que antes só poderia ser feita por consignação ou diretamente na tesouraria, e agora poderá utilizar as possibilidades do Sistema Financeiro Nacional (Pix, depósito, TED, etc).

Outra alteração estatutária diz respeito à comissão eleitoral, que a partir de agora será eleita em assembleia geral da categoria e todos os presentes poderão se candidatar na hora e concorrer.

Com as duas propostas foram aprovadas, a direção apresentou a proposta de prorrogação do mandato atual da direção do Sinteal, em no máximo 90 dias. Consuelo explicou porque se fez necessário modificar a data de mudança de gestão.

“Nossa gestão se encerra no dia 29 de outubro, essa data é véspera das eleições gerais. Precisamos sim, como cidadãs/os participar das eleições de forma ativa. É um momento histórico no país, em que precisamos derrotar o fascismo que hoje está no Governo Federal. Nós, como classe trabalhadora e principalmente como educação, somos as principais prejudicadas com esse governo que desde o início ataca nossos direitos com medidas como corte de recursos da educação e reformas que deformam nossa legislação”.

Com o microfone aberto, muitas pessoas se inscreveram e tiveram a oportunidade de se posicionar. Surgiu entre essas falas a proposta de manter o calendário, que foi colocada em votação e teve apoio de 6 pessoas presentes. A proposta de prorrogação apresentada pela diretoria recebeu dezenas de falas em apoio e de justificativas a favor, e foi aprovada por votação massiva favorável.

“Eu sou filho da gestão democrática, luto por isso na escola e acredito nisso. E é por isso que vamos sim ter eleições do nosso sindicato, mas podemos adiar isso por alguns meses porque esse ano não tenho disposição para mais nada além de eleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente do nosso país. Fora Bolsonaro!”, disse um professor da rede municipal de Maceió.

Com a proposta aprovada, a direção reforçou que vai realizar a eleição para a nova direção do Sinteal respeitando todos os prazos regulamentares, publicando edital, tudo exatamente como está previsto no estatuto. “Todo filiado e filiada que está em dia com esta entidade terá a oportunidade de se candidatar e ocupar democraticamente esta diretoria pelos próximos 4 anos”, disse Célia Capistrano, vice-presidenta do Sinteal.