2 de junho de 2022

Câmara de vereadores de Delmiro Gouveia aprova – por 8 votos a 0 -proposta vergonhosa de reajuste de 10,06% para as/os trabalhadoras/es da educação em Delmiro Gouveia

Na manhã desta quinta-feira, 02 de junho, as/os trabalhadoras/es da rede pública municipal de educação de Delmiro Gouveia estiveram presentes na Câmara de Vereadores, acompanhando, diretamente, sessão ordinária desta casa legislativa, para tentar, pela via democrática, suspender a votação do projeto de lei enviado pela prefeita Ziane Costa (MDB), propondo um absurdo reajuste salarial de 10,06%, sem NENHUMA negociação com a categoria e com o Sinteal. Infelizmente, com a presença de 08 vereadores e ausência de outros três, o placar foi vergonhoso: 8 a 0 a favor da prefeita e CONTRA as/os trabalhadoras/es e a educação pública delmirense!

Vale lembrar que esta proposta de reajuste foi rejeitada – por unanimidade! – pela categoria em assembleia recente, mas, mesmo assim, a prefeita não teve a mínima preocupação em desrespeitar o direito da classe, encaminhando, sem a necessária e óbvia negociação, o projeto de lei para votação, através do já manjado “caráter de urgência”.

Cadê o compromisso?!

Mesmo sob manifestação de indignação e palavras de protesto das/os trabalhadoras/es, os oito vereadores aprovaram o projeto, demonstrando falta de compromisso com a educação e seus profissionais, com a população e extrema subserviência à prefeita.

A partir da semana que vem toda a categoria estará mobilizada, e o indicativo é que partirão para uma greve.

Paralisação de luta e panfletagem

Na continuidade da luta por valorização profissional, que inclui um reajuste salarial real e que enfrente a altíssima inflação que está corroendo a nossa renda familiar, as/os trabalhadoras/es, na próxima 3ª feira (07/06), estarão realizando um dia de paralisação e luta, mas indo a todas as escolas da rede para uma panfletagem denunciando a traição dos vereadores que votaram “Sim” ao vergonhoso reajuste de 10,06% da prefeita Ziane Costa, e para discutir os próximos encaminhamentos de luta da categoria.

Galeria dos traidores da educação e da categoria