10 de junho de 2022

Luta do Sinteal e da categoria fecha 1º semestre/2022 com 25% de reajuste salarial; no 2º semestre, pauta de luta será FUNDEF e gestão democrática

Trabalhadoras/es da rede pública municipal de educação em Coqueiro Seco e o Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo encerraram, nesta quinta-feira (09), as negociações da campanha salarial com a gestão municipal.

O saldo final é o seguinte: aplicação do percentual de reajuste de 25% (vinte e cinco por cento) para as/os trabalhadoras/es ativas/os, aposentadas/os e pensionistas. O reajuste será aplicado já no salário de junho.

A gestão também confirmou o reajuste de 20% (vinte por cento) para os contratados (exceto os comissionados).

Projeto de Lei

O projeto de lei municipal com estes reajustes seguiu, ontem mesmo, para a Câmara Municipal de Vereadores, para seguir o trâmite legal até a votação final.

Luta no 2º semestre

O Núcleo Regional Rio Largo e categoria já discutiu e fechou a pauta de luta para o segundo semestre de 2022. As principais lutas são: garantir o pagamento dos precatórios do FUNDEF e a implementação da gestão democrática nas escolas.

Avaliação

A avaliação feita pelo Sinteal e pelas/os trabalhadoras/es é considerada positiva “tendo em vista que o município de Coqueiro Seco é um município que arrecada pouco, mas as negociações sempre evoluem”, diz Rosiéle Costa, presidenta do Núcleo Regional Sinteal/Rio Largo.

Ela lembrou que, em 2020, quando a maioria dos municípios não deu qualquer percentual de reajuste salarial, Coqueiro Seco concedeu reajuste de 5% (cinco por cento). “E, agora, negociamos e chegamos a esta proposta de vinte e cinco por cento”, diz ela.

“Podemos afirmar que fechamos a luta com chave de ouro, mas, a luta não para. Convocamos a categoria para mais luta a partir de julho”, afirma Rosiéle.